domingo, 20 de maio de 2018

Ateliês de Ilustração no CE Fonte Nova com Carla Antunes

A Escritora e Ilustradora Carla Antunes no seu ateliê.

No dia 18 de maio houve os tão aguardados ateliês de ilustração com a escritora e ilustradora Carla Antunes no Centro Escolar Fonte Nova, com os alunos do Ensino Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, durante todo o dia.

A Autora refere na sua autobiografia que...

"Nasceu em Lisboa no século passado no ano de 1974. Mora com o seu príncipe, no meio de um monte, numa casinha toda enfeitada com luzinhas. Adora ler, brincar dentro de água, cozinhar, tratar da horta, comer bombons em forma de coração e fazer bolinhas de sabão. Tornou-se ilustradora porque não conseguiu ser fada. Tem dois grandes sonhos: conhecer um Anjo e poder andar descalça em cima das nuvens. (...)"

De uma forma clara, simples e muito acessível, tanto para meninos do Ensino Pré-Escolar como para os alunos do 1.º Ciclo, a Autora Carla Antunes ensinou alunos, educadoras, docentes e auxiliares presentes a desenhar, passo a passo, uma ilustração sua.

Com um círculo, um triângulo, pontos e linhas retas e curvas, surge...
E os resultados foram surpreendentes, revelando futuros artistas e até competências artísticas em quem não supunha ter tais dotes em si...!

Ficam algumas fotos:

Os alunos esforçaram-se por ir seguindo as instruções do desenho...

Pouco a pouco, surge um anjo... 

A comparação do desenho da ilustradora com os seus desenhos foi fundamental
para os alunos avaliarem até que ponto estavam a seguir as instruções...

E, de facto, temos artistas!

O painel com a ilustração acabada, tão linda!
O seu último livro, publicado pela Editora Luminar:


Para conheceres esta Autora e a sua bibliografia, visita o seu blogue:

Um agradecimento à Coordenadora de Estabelecimento Professora Marília Cadete pelo convite e organização deste evento, que encheu de alegria todos quantos assistiram, e que contou com a presença de algumas personalidades convidadas, entre as quais, a Senhora Vereadora da Educação Dra. Ana Cabral, da Câmara Municipal de Pombal.

E um agradecimento à Autora Carla Antunes, pela sua disponibilidade em vir até nós, pela sua simpatia, sonho, saber e arte.

NB: Aplicação de "máscaras" na primeira imagem com alunos em cumprimento do DEL 1495 de 2016: