segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Visitas guiadas à BE/Formação do Utilizador

Tal como se encontrava agendado para outubro, durante o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), todas as turmas do 1.º ano ao 9.º ano foram convidadas a virem à Biblioteca Escolar (BE) da EBI Gualdim Pais, acompanhadas pelos respetivos Professores Titulares ou Diretores de Turma, para usufruírem de visitas guiadas à BE conduzidas pela Professora Bibliotecária Coordenadora Isabel Belchior.

De uma forma simples e descontraída, os alunos têm sido conduzidos pelas diferentes zonas funcionais da BE, para melhor compreensão da reorganização dos espaços e das estantes. Também o sistema de Classificação Decimal Universal (CDU) de assuntos/autores a que obedece a arrumação dos livros nas estantes é explicado, assim como os serviços e as regras de funcionamento da BE e dos empréstimos domiciliários.

Uma novidade este ano é o registo de frequência "online", por exemplo, que todos os alunos, docentes, funcionários e outros utilizadores da BE preenchem à entrada. Este registo facilita a elaboração das estatísticas da BE a cada período, ao mesmo tempo que permite aos alunos o treino de competências digitais no preenchimento de formulários "online" e no uso de aparelhos periféricos do computador (rato).


No caso dos alunos do 1.º Ciclo, sempre que foi possível em termos de tempo, a Professora Bibliotecária finalizou a visita com uma história, contada com muita alegria pelos próprios alunos, através do livro "O ladrão de galinhas" de Béatrice Rodriguez, uma história sem palavras divertida que nos dá muito que pensar...


Em cada visita, no final, foi apresentado o concurso do MIBE 2017 da Associação Internacional das Bibliotecas Escolares (V. abaixo neste blogue ou aqui), e os alunos foram convidados a participar com a criação de um jogo que estabeleça pontes entre as comunidades e culturas, a partir dos recursos da BE e/ou da Internet.