terça-feira, 22 de março de 2016

Tertúlia na BE de São Simão de Litém - “(Alimentação Saudável & Ler+) = Aprender Melhor"

Acabadinho mais um dia de aulas, numa terça-feira, com as festividades do quarto aniversário da Biblioteca Escolar ainda frescas na nossa memória – a saber, no Dia da Mulher -, o Centro Escolar recebeu pais e avós numa tertúlia na qual brilharam duas nutricionistas na exposição de um assunto que interessa a todos: a alimentação e a sua importância nas aprendizagens. Não porque comer seja um dos maiores prazeres que levamos desta vida, mas porque comer bem é essencial para uma vida saudável. E não há nada que pague uma vida sem azias, diabetes e desarranjos intestinais.
A tertúlia começou com a professora Claudina a contar uma história de um lobo que queria fazer um bolo de maçã e que foi saltitando de história em história à procura da receita e dos ingredientes!
Numa sucessão de diapositivos, as formadoras, Adriana e Juliana, prestaram homenagens merecidas às vitaminas da fruta, aconselharam o consumo variado da mesma e recomendaram-na como alternativa aos produtos açucarados que, já sabemos de sobejo, são nocivos à nossa saúde.
Mas a sessão não se ficou pelas palavras: fomos conduzidos ao refeitório e, depois de devidamente equipados, com uma touca a abocanhar-me a guedelha e avental a cobrir peito e ventre, confecionámos uma piza e um bolo. Uma piza e um bolo, perguntam vocês de queixo caído e lampejos de perplexidade nos olhos. “Mas o objetivo não era adotar bons hábitos alimentares? E agora fazem uma piza? E, como se não bastasse, um bolo? Sim.
Os maus hábitos não se perdem da noite para o dia. Há que habituar o corpo a novas rotinas, porém, de forma gradual e faseada. Se gosto de piza, poderei comê-la, mas por que não com ingredientes mais nutritivos e menos calóricos que aqueles que servem por norma de condimentos à mesma? Já se imaginaram a degustar uma fatia de piza com travos de couve-flor? Ou puré de cenoura de chocolate de culinária a crepitar novos sabores nas boquinhas gulosas?

Professor Paulo Silva