quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Minutos inspiradores: V Concurso Ganha Num Minuto / Concurso Nacional de Leitura

No âmbito do projeto de Promoção da Leitura do Agrupamento - Todos a Ler, realizou-se no dia 15 de janeiro, na Biblioteca da Escola Sede, a prova final da fase escolar do V Concurso de Leitura Ganha Num Minuto para os alunos do 3.º ciclo.
No sentido de promover hábitos de leitura, de desenvolver o gosto pela leitura e melhorar os resultados escolares, os docentes nas aulas de Português, em articulação com a Biblioteca Escolar, desenvolveram atividades de leitura e selecionaram o melhor candidato para representar a turma. Aos alunos do 7.º ano coube ler “O Principezinho” de Antoine Saint-Exupéry, os do 8.º ano leram “O Conto da Ilha Desconhecida” de José Saramago e os do 9.º ano “O Velho que lia Romances de Amor” de Luís Sepúlveda. Ficaram apurados os seguintes alunos: Laura Coelho do 7.ºB, Cristiano Duarte do 8.º A e Márcia Gonçalves do 9.º C. Estes alunos irão representar a nossa Escola no III Concurso Concelhio, Pombal a Ler, promovido pela Biblioteca Municipal de Pombal, no terceiro período.

No dia 16 de março, realizar-se-á a fase escolar do mesmo concurso para os alunos do 1.º e 2.º ciclos e também para os alunos com percurso paralelo (PCA/CEI/VOC). Aproveitar-se-á esse encontro, nesse dia, para se proceder à entrega dos prémios aos alunos do 3.º ciclo que ficaram apurados no dia 15 de janeiro.
Concurso Nacional de Leitura – 1.ª fase
Pelo segundo ano, dinamizámos a 1.ª fase do Concurso Nacional de Leitura juntando à prova oral do Concurso Ganha num Minuto a parte escrita, relativa ao conhecimento da obra, através de um questionário de escolha múltipla com recurso à aplicação tecnológica Kahoot. O resultado desta prova, juntamente com o resultado do Concurso Ganha num Minuto, apurou para a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, a realizar em meados de abril, os seguintes alunos do terceiro ciclo: Laura Coelho do 7.º B, Rafaela Gaspar do 8.º B e Inês Valente do 9.ºB.
O Júri dos dois concursos foi constituído pelo Dr. Élio Coimbra, representante da Biblioteca Municipal de Pombal; pela Dr.ª Ana Cabral, coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares; pela Dr.ª Sara Rocha, diretora do Agrupamento; pelo Dr. Sérgio Leite e Dr.ª Arminda Pinheiro, Docentes de Português do 3.º ciclo e pela Dr.ª Claudina Pires, Professora Bibliotecária/ elemento da Equipa da BE.

Laura Fernandes