segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Hábitos e Métodos de Estudo, uma preocupação acrescida quer para pais, quer para educadores e professores

Realizou-se, no passado dia 19 de novembro pelas dezoito horas e trinta minutos, na Biblioteca Escolar do Agrupamento Gualdim Pais, uma Sessão para Pais/ Encarregados de Educação subordinada ao tema “Hábitos e Métodos de Estudo”, dinamizada pelo Dr. Daniel Martins, Psicólogo/Neuropsicólogo. Para este orador “Muitos dos problemas de aprendizagem existentes entre os estudantes são hoje explicados pela ausência ou uso inadequado de métodos de estudo e pela inexistência de hábitos de trabalho que favoreçam a aprendizagem. Além disso, muitos jovens manifestam atitudes negativas face ao estudo, uma enorme desmotivação para as atividades escolares, dedicando-lhes muito pouco tempo.”
A uma plateia de cerca de 80 pais/ encarregados de educação, este psicólogo forneceu pistas para que pudessem ajudar os jovens/filhos a adquirir hábitos e métodos de estudo adequados. Entre outros destacaram-se os seguintes: A importância de um espaço bem iluminado, calmo e tranquilo; o tempo que deve durar uma sessão de estudo; as prioridades a estudar; os fatores distratores a evitar (Televisão, telemóvel, computador, tablets…) e, não menos importante, o acompanhamento diário de forma encorajadora por parte dos pais. Muitos pais/encarregados de educação expuseram os seus anseios e as suas dúvidas proporcionando uma troca de opiniões e de experiências sobre a vida escolar dos seus educandos. Foram ainda lançados desafios controversos sobre a pertinência/importância dos trabalhos de casa nos primeiros anos de escolaridade.
Dos inquéritos de avaliação da atividade, passados por amostra, concluiu-se que a maioria dos pais avaliou a atividade com Satisfaz Bem e elogiou a iniciativa da Biblioteca Escolar, recomendando a realização de outras atividades semelhantes, no entanto registou-se como aspeto menos positivo o facto de a sala se ter tornado pequena para tanta gente e a acústica não ter sido a melhor.
A Equipa da Biblioteca Escolar agradece aos pais/ encarregados de educação o interesse manifestado por esta iniciativa da Biblioteca Escolar e agradece especialmente ao Dr. Daniel Martins pela sua disponibilidade e colaboração com a Gualdim Pais na dinamização de atividades tão importantes na vida dos alunos.

Laura Fernandes