terça-feira, 16 de setembro de 2014

Apresentação do Projeto "Ilustrar é Ler +...Juntos Vamos Caminhar" em Azambuja

Ação de Formação "Inclusão Escolar: Cruzando Conceitos e Práticas"

No passado dia 12 de setembro, os docentes: Elisabete Salgueiro e José Henriques (CRTIC), Ana Paula Cordeiro e Claudina Pires (Biblioteca Escolar) foram convidados a apresentar o projecto de Boas Práticas “Ilustrar é Ler+… Juntos Vamos Caminhar”, financiado pelo projecto da RBE “Todos Juntos Podemos Ler”, no Auditório do Páteo Valverde, em Azambuja, integrado no painel da Ação de Formação “Inclusão Escolar: Cruzando Conceitos e Práticas” para uma plateia de Educadores de Infância, Docentes dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial.

Este projecto resulta da parceria entre a Biblioteca Escolar, O CRTIC e a Educação Especial. Para além de promover a leitura e a literacia, junto dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, o pretende ser um espaço de partilha de experiências, de saberes e de materiais pedagógicos, multiplicando as possibilidades de ação das Bibliotecas Escolares e dos docentes de Educação Especial.

Neste encontro os representantes do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais apresentaram a génese do projeto, os seus objetivos e as diversas atividades desenvolvidas até ao momento. Deram também a conhecer a dinâmica de parceria entre a BE, o CRTIC de Pombal e a Educação Especial, com vista à promoção de uma Biblioteca Escolar e de uma Escola verdadeiramente Inclusivas, que se orgulhem da sua missão, oferecendo igualdade de oportunidades e diminuindo assimetrias em situação de aprendizagem.