quarta-feira, 28 de maio de 2014

O CRTIC de Pombal deu a conhecer o projecto "Ilustrar é ler mais… juntos vamos caminhar!" em Castelo Branco.


Nos dias 23 e 24 de maio teve lugar no Cine Teatro Avenida, em Castelo Branco, o primeiro seminário INCLUTIC, promovido e organizado pela DGEstE - DSRC, com a organização local do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, através do CRTICee de Castelo Branco, sedeado naquele agrupamento.
O referido seminário contou com as parcerias do CRID (Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Instituto Politécnico de Leiria) e dosCentro de Recursos TIC para a Educação Especialda Região Centro, incluindo o CRTIC de Pombal. Este encontro teve como principal objetivo mobilizar para as questões relacionadas com a Inclusão e pretendeu agregar, em dois dias de trabalhos, um conjunto de comunicações e de painéis,com o intuito de sensibilizar os participantes para a importância da Inclusão nas sociedades modernas, quer na educação, quer na vida cívica.
O CRTIC de Pombal deu a conhecer o projecto Ilustrar é ler mais… juntos vamos caminhar!,desenvolvido pela equipa da Biblioteca Escolar da E.B.I Gualdim Pais, pelo CRTIC de Pombal e pelo grupo de Educação Especial,no âmbito do projeto implementado a nível nacional “Todos Juntos Podemos Ler”. O projecto Ilustrar é ler mais… juntos vamos caminhar!consistiuna adaptação de Livros/Histórias do Plano Nacional de Leitura (reconto do texto, ilustração e escrita com símbolos) e criação de textos originais, realizados pelos alunos com Necessidades Educativas Especiais do 2.º e 3º ciclos, com Currículo Específico Individual. A Biblioteca Escolar foi apresentada como sendo um espaço de partilha de experiências, de saberes e de materiais pedagógicos, pensado com o intuito depromover a leitura e a literacia, junto dos alunos com Necessidades Educativas Especiais num ambiente inclusivo.
Estiveram presentes no referido seminário a coordenadora do CRTIC de Pombal, Elisabete Salgueiro; a professora bibliotecária, Noémia Gonçalves, e o membro da equipa do CRTIC Pombal e coordenador do Núcleo Especializado de Apoio Educativo do Agrupamento de Escolas Gualdim de Pais, de Pombal, o professor José Henriques.