quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Projeto: O Rei e a Rainha do Mondego

A agência para o desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego foi criada em 2011 com o intuito de desenvolver, a longo prazo, um produto de turismo cultural de excelência na região Centro, um projeto assente na riqueza patrimonial da linha defensiva do Mondego. Lançado o desafio, o nosso Agrupamento, de imediato, o aceitou e um grupo de professores e alunos deitou mãos à obra, reconhecendo a importância que o projeto merece para a divulgação do nosso património histórico e cultural bem como a atuação de personagens do período da reconquista cristã, de especial relevo e que, de todo, não convém esquecer.

Assim, no dia 21 de fevereiro, pelas dezassete horas, deslocaram-se à biblioteca da escola Gualdim Pais, duas responsáveis pelo Projeto Rede dos Castelos e Muralhas do Mondego. Para além de acompanharem e darem o apoio necessário, apresentaram um PowerPoint relativo às linhas defensivas do território do Mondego, no período da reconquista cristã. No sentido de motivar os alunos para o ensino da História e descoberta do património construído foi proposto que os alunos descobrissem, através de um jogo, as partes que constituem um castelo. Associou-se a esta atividade a apresentação de uma maqueta de um castelo ficcional o que veio trazer uma mais-valia ao nível do enriquecimento vocabular e conhecimento dos castelos, a saber: barbacã, couraça, pátio de armas, fosso, ameias, poço, porta falsa, porta da traição e torre de menagem, entre outros.

Os alunos do Clube de Artes da nossa escola, do 2.º ciclo, orientados pelas docentes Ana Paula Cordeiro e Otília Diogo, estão a elaborar figuras/silhuetas tridimensionais em madeira do Rei e a Rainha do Mondego para serem apresentadas nos vários Castelos dos Municípios que integram a Rede Urbana dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego. Para além dos intervenientes atrás referidos deve salientar-se a participação ativa e apoio da biblioteca escolar, do jornal digital e do grupo disciplinar de história e geografia de Portugal. Prevê-se que os trabalhos finais (maquetas de Castelos e Casais reais) estejam em Pombal, durante o período das Festas do Bodo para ser selecionado o melhor trabalho e atribuído o respetivo prémio. 
Notícia elaborada pelas docentes: Fernanda Guardado e Laura Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos a sua opinião!
Obrigada!