sexta-feira, 9 de outubro de 2020

John Lennon (1940-1980)


John Winston [Ono] Lennon nasceu em Liverpool, no dia 9 de outubro de 1940 e faleceu em Nova Iorque, no dia 8 de dezembro de 1980. Foi um cantor, compositor e ativista da paz britânico que co-fundou os Beatles, a banda de maior sucesso comercial na história da música Pop. A sua parceria de composição com Paul McCartney foi uma das mais célebres da história da música e, juntamente com George Harrison e Ringo Starr, o grupo alcançou fama mundial durante a década de 1960. Em 1965, John Lennon, juntamente com os outros Beatles, recebeu a Ordem de Membro do Império Britânico. Em 1969, Sir John Lennon começou a Plastic Ono Band com a sua segunda esposa, Yoko Ono (de quem quis receber o nome), e continuou a seguir carreira a solo após a separação dos Beatles, em abril de 1970.

John Lennon envolveu-se na moda skiffle (tipo de música folk com influência de jazz e blues) na adolescência. Em 1956, formou sua primeira banda, The Quarrymen, que evoluiu para The Beatles em 1960. Além dos singles da Plastic Ono Band, como "Give Peace a Chance" e "Instant Karma!", Lennon produziu álbuns como "John Lennon/Plastic Ono Band" e "Imagine", e canções como "Working Class Hero", "Imagine" e "Happy Xmas (War Is Over)". Depois de se mudar para Nova Iorque em 1971, nunca mais voltou à Inglaterra. Em 1975, ele desligou-se da indústria da música para criar o seu filho recém-nascido Sean, mas reapareceu com Ono em 1980, com o álbum "Double Fantasy". Ele foi morto a tiro por um fanático na frente do seu prédio em Manhattan, três semanas depois do lançamento deste álbum.
Lennon revelou uma natureza rebelde e sagaz na sua música, escrita, desenhos, em filme e em entrevistas. Causava polémica por causa do seu ativismo político e pacifista. A partir de 1971, as suas críticas à Guerra do Vietname resultaram na tentativa da sua deportação pelo governo Nixon durante três anos. Algumas das suas canções foram adotadas como hinos pelo movimento anti-guerra e pela contracultura da época.


Em 2018, as vendas de álbuns a solo de Lennon já tinham ultrapassado 72 milhões de unidades ao redor do mundo. Ele teve 25 singles número um na Billboard Hot 100 dos EUA como compositor, co-compositor ou intérprete. Em 2002, numa pesquisa da BBC, foi eleito o oitavo dos 100 maiores britânicos e, em 2008, a Rolling Stone classificou-o como o quinto maior cantor de todos os tempos. Em 1987, foi postumamente introduzido no Songwriters Hall of Fame. Lennon foi duas vezes postumamente introduzido no Rock and Roll Hall of Fame: primeiro em 1988, como membro dos Beatles, e novamente em 1994, como artista a solo

Fonte (texto adaptado): Wikipédia