terça-feira, 20 de outubro de 2020

20 de outubro - Dia Mundial contra o "Bullying"


O Dia Mundial de Combate ao "Bullying" assinala-se a 20 de outubro.

Consciencializar a população mundial para esta forma de violência, apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem estas graves situações e encontrar formas de as prevenir, são os desafios colocados por esta data, visto que a luta contra o "bullying" não é uma tarefa de um dia, nem de um grupo de pessoas, mas sim de todos os dias do ano e de todas as pessoas.

Nesta data são promovidas campanhas de prevenção e combate ao "bullying", sobretudo nas escolas, e são revelados relatórios de estudo sobre este problema social.


Em Portugal as vítimas de "bullying" podem recorrer à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) para obterem apoio. No "site" da APAV encontra-se informação útil e ajuda para este problema.

A família é uma das estruturas mais importantes na prevenção e no combate à violência praticada contra crianças e jovens, assim como a escola.

Por isso, os pais devem perguntar diariamente aos filhos sobre o dia na escola e perceber pelas respostas se os filhos permanecem tristes ou distantes, o que pode ser indicativo de problemas de "bullying".

In Calendarr.Portugal