sexta-feira, 31 de maio de 2019

Horas do Conto com a Cuscas e outras abelhas no CE Carnide


Durante o mês de maio, em preparação da vinda do autor e apicultor Paulo Santos com a Cuscas e as amigas ao CE Carnide no próximo dia 4 de junho (terça-feira, de manhã), a aventura da "Cuscas no Castelo de Guimarães" foi lida pela Professora Bibliotecária Isabel Belchior aos alunos do Pré-Escolar (Sala 2) e aos alunos das três turmas do 1.º Ciclo.

A todos os alunos foram propostas algumas atividades de pintura de desenhos e jogos de abelhas ("puzzle", jogo da memória), de que os alunos gostaram muito.

Os jogos e desenhos pintados pelos alunos do ensino pré-escolar:

 


O Ciclo do Mel estudado e desenhado pelos meninos da Sala 1.
Note-se que o painel tem uma legenda a identificar as abelhas.

Nas turmas do 2.º/4.º B e no 3.º C, a Professora Bibliotecária propôs ainda aos alunos o desenho de uma abelha rainha ou de uma abelha operária, desenhada à mão ou traçada com recurso ao compasso, com explicações passo a passo no quadro interativo, e pintada com cores fortes pelos alunos.

E os resultados ficaram lindos!

No 2.º/4.º B, os alunos desenharam uma abelha rainha à mão numa flor:









No 3.º C, os alunos começaram a aprender a usar corretamente o compasso para traçarem circunferências que, no fim, resultaram numa abelha operária muito gira que pintaram com canetas de feltro e lápis de cor:





 Além de "puzzles", os alunos também pintaram um jogo da memória com abelhinhas, flores e potes de mel: