quarta-feira, 1 de maio de 2019

CNL 2018/2019: Fase Intermunicipal em Pedrógão Grande

As boas-vindas da Dra. Manuela Carvalho,
Diretora da Biblioteca Municipal de Pedrógão Grande.
No dia 30 de abril realizou-se a Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura de 2018/2019 em Pedrógão Grande.

Por volta das 13h00, os alunos do 1.º, 2.º, 3.º ciclos e Secundário selecionados para esta fase realizaram as provas escritas no Centro Escolar do AE de Pedrógão Grande. Depois, pelas 14h30min, na Casa da Cultura, alunos e professores bibliotecários foram recebidos pela Dra. Manuela Carvalho, Coordenadora da Biblioteca Municipal de Pedrógão Grande, que deu as boas-vindas a todos e desejou sucesso, e pelo ator Carlos Marques, que fez a apresentação das provas com interlúdios musicais bem-humorados. 


As alunas vencedoras da prova escrita prestaram uma prova oral perante o júri composto pela Dra. Margarida Lopes Calado da DGLAB (presidente do júri), pela Dra. Margarida Guedes (vice-presidente do júri) e pelo Professor Américo Lourenço da Silva.

Pelo meio houve um delicioso lanche no exterior da Casa da Cultura e um momento musical no final, enquanto se aguardavam os resultados.



As alunas vencedoras do 1.º Ciclo foram as alunas do AE da Batalha e do AE de Mira d'Aire; do 2.º Ciclo foram as alunas de um AE de Leiria e de do AE de Alvaiázere; do 3.º Ciclo foram duas alunas do AE de Alvaiázere e do AE de Porto de Mós; e do Secundário, foram duas alunas de Porto de Mós.

Conhecidas as representantes do Distrito de Leiria, desejamos-lhes boa sorte na Final do Concurso Nacional de Leitura que será disputada em Braga, no dia 25 de maio. 

Todos os alunos receberam um certificado e prémios de participação (livros, baralhos de cartas com o património cultural do Distrito de Leiria, entre outros), e as alunas que venceram esta fase, também um certificado de prémio e mais livros.

Um agradecimento à Coordenadora da Biblioteca Municipal de Pedrógão Grande Dra. Manuela Carvalho, à Coordenadora CIBE-RBE Lucília Santos, a toda a Equipa de Bibliotecários que prepararam esta fase do CNL e à Guia da Câmara Municipal de Pedrógão Grande pela receção e interessante visita guiada aos professores bibliotecários, pelos pontos de interesse cultural desta vila.

Quanto às alunas do 4.º D do CE Meirinhas e do 8.º A da EBI Gualdim Pais do nosso AE Gualdim Pais, a biblioteca escolar também lhes agradece por terem aceitado mais este desafio da leitura, e pelo entusiasmo, interesse, sentido de responsabilidade e ótimo desempenho das alunas nas várias fases - Fase Escola, Fase Municipal e Fase Intermunicipal -, fazendo votos de que continuem a ler muito e a participar neste e noutros concursos de leitura.