segunda-feira, 14 de maio de 2018

"Workshop" Miúdos na Rádio na Biblioteca Municipal de Pombal



No dia 10 de maio, pelas 13h30min, alunos do 8.ºB e C da EBI Gualdim Pais, acompanhados pelas Professoras Bibliotecárias, deslocaram-se até à Biblioteca Municipal de Pombal para, em conjunto com alunos do Agrupamento de Escolas de Pombal, participarem num "workshop" Miúdos na Rádio.

Os alunos tiveram a oportunidade de aprender pela prática o funcionamento de uma rádio, da produção à redação e à locução, com o locutor João Pedro Costa e a ilustradora Raquel Pires, responsável pela imagem e "design" da página da Rádio Miúdos na Internet. 


Cada aluno escolheu as funções desejadas, que determinaram a escolha da sua equipa: reportagem, desporto, entretenimento/humor, música (sob condição de ser portuguesa ou lusófona), publicidade, apresentação...

Todos os alunos participaram com muito interesse e entusiasmo, conseguindo elaborar trabalhos estruturalmente bem conseguidos, com a orientação e esclarecimentos do locutor João Pedro Costa e dos docentes presentes e que depois foram lidos pelos alunos em gravação, para a rádio. Esta sequência de notícias, música e entretenimento constituirá parte de uma programação futura da Rádio Miúdos.

O locutor João Pedro Costa finalizou o "workshop" com algumas palavras de esclarecimento e advertência aos alunos acerca dos direitos de autor e dos limites do que pode ser dito, de forma ética, responsável e politicamente correta. 

Despediu-se também com um apelo aos jovens alunos presentes, para redescobrirem a comunicação via rádio e via presencial verbal, e interagirem uns com os outros para criarem coisas culturalmente interessantes, pois nunca houve uma geração tão bem preparada e com tanta informação disponível. 

E, por fim, incentivou os alunos a redescobrirem a música portuguesa e lusófona, assim como o seu património oral, cultural e natural como parte integrante da sua identidade, lembrando que se encontra aberta a 2.ª edição do concurso "Põe a tua terra nos píncaros!", desta vez, propondo-se que os miúdos falem de um herói da sua terra.

Quem sabe se, com esta atividade, não terão despertado futuros jovens talentos da rádio, que poderão reativar a rádio da EBI Gualdim Pais no próximo ano letivo?

Os nossos agradecimentos à Rádio Miúdos, à Biblioteca Municipal de Pombal e à Câmara Municipal de Pombal por nos terem proporcionado esta atividade pedagógica e culturalmente tão enriquecedora, e aos professores envolvidos pela sua compreensão e colaboração com a Biblioteca Escolar e a disciplina de TIC nesta atividade.

Para acederes à Página Rádio Miúdos "online": http://www.radiomiudos.pt/
e à notícia do concurso neste blogue, clica com o cursor aqui.

NB: Aplicação de "máscaras" nas imagens em cumprimento do DEL 1495 de 2016: https://www.cnpd.pt/bin/orientacoes/DEL_1495_2016_dados_alunos_Internet.pdf