sexta-feira, 27 de abril de 2018

Resultados da Votação do Concurso "Miúdos a Votos"

Em comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, 23 de abril, no Agrupamento de Escolas Gualdim Pais foi dia de eleições dos "livros mais fixes" do Concurso "Miúdos a Votos" da Visão Júnior, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares.

Publicamos os resultados:


Os alunos do Clube de Leitura da Biblioteca Escolar da escola sede fizeram campanha por três livros: "O Diário de Anne Frank", "O Recruta" de Robert Muchamore, da Coleção CHERUB, e "Harry Potter: Os Talismãs da Morte" de J. K. Rowling, tendo vencido as eleições do 2.º e 3.º Ciclos, respetivamente, o primeiro e o terceiro. 

Curiosidade: O grupo que promoveu "O Diário de Anne Frank" era misto (alunas do 2.º e 3.º ciclo), e, embora o cartaz deste grupo promovesse o livro com o código do 3.º ciclo, o livro venceu no 2.º ciclo. 

Os três cartazes da campanha, afixados no espaço
 do bar/sala de convívio dos alunos da escola.

Cartazes afixados à porta da BE.
No CE Albergaria dos Doze, estas eleições serviram de exemplo prático para as professoras titulares de turma conversarem com os alunos sobre o que significa a democracia, a liberdade de opinião, de associação, e de voto, conquistadas com o 25 de abril, que se comemorou dois dias depois.

Os alunos que votaram - na EBI Gualdim Pais, na EB1 Casalinho e no CE Albergaria dos Doze -, fizeram-no com entusiasmo, e o mesmo espírito tiveram os alunos que organizaram, fizeram campanha pelos "livros mais fixes" e acompanharam o processo eleitoral até ao final, com a contagem de votos. Estão todos de parabéns!

Um agradecimento a todos os alunos e professores envolvidos nesta atividade, pela sua excelente colaboração.