segunda-feira, 16 de abril de 2018

Njinga A Mbande: Rainha do Ndongo e do Matamba


A série UNESCO Mulheres na História de África, bem como o site da internet com o mesmo nome, têm como objetivo dar luz a uma seleção de figuras femininas da História de África.

Através de uma seleção de 20 personagens, testemunha com efeito, que desde sempre, as mulheres foram ilustradas na história de África, em domínios tão diversos como a diplomacia e a estratégia militar (Njinga a Mbande), a defesa dos direitos humanos (Funmilayo Ransome-Kuti), ou a protecção do ambiente (Wangari Maathai).

Esta lista de 20 mulheres não é evidentemente exaustiva e representa apenas uma ínfima parte do contributo das mulheres africanas, sejam elas conhecidas ou anónimas, para a história do seu país, de África e de toda a humanidade.

Através deste projecto, a UNESCO pretende encorajar as estudantes africanas e de ascendência africana a implicar-se nos estudos de nível superior no domínio da História de África e nas disciplinas conexas (antropologia, linguística, arqueologia, etc.), a fim de contribuir para uma historiografia africana mais justa e mais respeitadora da igualdade de géneros.

Visite e partilhe o site da UNESCO sobre as mulheres na História de África:
www.unesco.org/womeninafrica


Njinga a Mbande (1581 - 1663), rainha do Ndongo e do Matamba, marcou a História de Angola do século XVII. Os projetos mercantis europeus, em particular de desenvolvimento do tráfico de escravos na costa da África austral, alteram a paisagem política, social e cultural do reino do Ndongo e de toda a região. Foi neste contexto que Njinga a Mbande cresceu e se impõe como um notável exemplo de governo feminino.

Queres ler a sua história em BD? Vai ao site acima ou clica aqui:

Direção editorial e artística: Edouard Joubeaud. Rainha do Ndongo e do Matamba. Njinga a Mbande. Banda desenhada - Ilustrações: Pat Masioni. Cenário e textos: Sylvia Serbin e Edouard Joubeaud. Dossier pedagógico - Textos: Adriana Balducci e Sylvia Serbin. Validação Científica:Simão Souindoula.