domingo, 4 de fevereiro de 2018

Hora do Conto na BE do CE Carnide

Durante o mês de janeiro, na Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Carnide aconteceu a Hora do Conto para o 1.º Ciclo com os livros selecionados para o nosso Concurso Ganha num Minuto 2018:

"Livro com cheiro a chocolate" de Alice Vieira, da Texto Editora, aos alunos do 2.º ano, "A menina que sorria a dormir" de Isabel Zambujal, da Editora Oficina do Livro, aos alunos do 1.º/3.º ano e "A Maior flor do Mundo" de José Saramago, da Porto Editora, aos alunos do 4.º ano.

 

Mas também houve tempo para a leitura de outros livros do PNL, que fascinaram os alunos:

"Os Bolsos da Marta" do autor e ilustrador Quentin Blake, da Editora Kalandraka, aos alunos do 2.º ano, "O Elefante Acorrentado" de Jorge Bucay, das Edições ArtePlural, a todos os alunos do 1.º/3.ºano, 2.º ano e 4.º ano e "O Beijo da Palavrinha" de Mia Couto, da Editora Caminho, aos alunos do 4.º ano.

 

Destes livros, destacamos três, pelas lições que encerram:

"A Maior Flor do Mundo" de José Saramago e ilustrações de João Caetano, ensina-nos a respeitar e a cuidar da Natureza, para que ela cuide também de nós - neste caso, o menino, ao regar e ao cuidar de uma flor, recebeu a sua proteção e cuidados...

"O Elefante Acorrentado" de Jorge Bucay, com espantosas ilustrações de Gusti, ensina-nos que as dificuldades que sentimos em pequeninos, são por vezes transportadas para a idade adulta e impedem-nos de nos libertar dos medos e avançar nos nossos sonhos e na nossa vida. 
Pegando no exemplo dos animais de circo de maior porte, como os elefantes, Jorge Bucay explica-nos, de forma muito simples, a razão de eles se sentirem impossibilitados de se soltar das correntes, quando a sua força lhes permitiria fazê-lo facilmente, rumo à liberdade. 
A mensagem poderosíssima deste livro faz-nos pensar na Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada pela UNESCO, no seu Artigo 10.º, perante a qual o Homem permanece, infelizmente, indiferente:
1. Nenhum animal deve de ser explorado para divertimento do homem. 
2. As exibições de animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.

Por fim, "O Beijo da Palavrinha" do autor moçambicano Mia Couto, com ilustrações de Danuta Wojciechowska, que nos conta a história de Maria Palavrinha, que vivia com a sua família no interior de África, sem conhecer o mar. Este é um livro extremamente poético que nos fala dos sentimentos, imagens e sonhos perante as cores e as texturas das paisagens que também as palavras, na sua expressão oral e gráfica, nos podem trazer.