quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

A autora Tânia Bailão Lopes no aniversário da BE do CE Carnide:


Ontem, dia 6 de fevereiro de 2018, dia seguinte ao aniversário da Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Carnide, tivemos o gosto de receber uma convidada muito especial: a autora e ilustradora Tânia Bailão Lopes.

Tânia Bailão Lopes, nascida a 11 de agosto de 1983, é licenciada em Serviço Social e Mestre em Psicologia Clínica, revela um enorme fascínio e respeito por todas as formas de vida, dedicando a sua vida às pessoas e aos animais, através não só da sua formação e profissão, mas, principalmente, através da sua escrita e ilustração, com mais de duas dezenas de livros publicados e vários prémios de ilustração e pintura.

A autora veio ler-nos duas histórias muito especiais: "Piu Caganita" aos alunos do Ensino Pré-Escolar e "Manel, o amigo fiel" aos alunos do 1.º Ciclo, refletindo com eles as lições para a nossa vida que os livros passam. 

A leitura de "Piu Caganita", um livro inclusivo que ensina a ter boas maneiras para se conservar os nossos amigos, e que arrancou muitas gargalhadas aos alunos:



Depois de cantados os parabéns à BE, com apagar das velas e corte de um bolo fofo e delicioso que todos degustaram com muito prazer, foi a vez dos alunos do 1.º Ciclo ouvirem a leitura de "Manel, o amigo fiel", um livro que apela às famílias para não abandonarem os seus animais de estimação e que suscitou muitas intervenções do alunos, num pequeno debate sobre os nossos valores:



No final de cada leitura, para grande deleite e alegria dos alunos, a autora mostrou os vários suportes onde se podem fazer ilustrações - desde papel, cartão e cartolina a madeira - e materiais de pintura e desenho, estimulou-os a não terem medo de pintar, e ensinou-os a desenhar o Piu Caganita.





Nas despedidas, Tânia Bailão Lopes recebeu dos alunos um ramo de flores e dois letreiros com o título e as personagens principais dos livros lidos pintadas pelos alunos, um gesto que comoveu a autora.



A autora foi então rodeada pelos alunos para os autógrafos e, gentilmente, ofereceu três livros à Biblioteca Escolar: "Piu Caganita", "Manel, o amigo fiel" e "A menina dos Caracóis", da Briza Editora.





Um agradecimento à Coordenadora de Estabelecimento Professora Odete Carreira pela organização da festa de aniversário da BE e à autora Tânia Bailão Lopes pela sua disponibilidade, amabilidade e histórias encantadoras, que tanto contribuíram para o sucesso da festa. 

Da parte de todos - alunos, docentes e funcionários -, votos das maiores felicidades e até qualquer dia destes!