Mostrar mensagens com a etiqueta Sessões de Segurança na Internet. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sessões de Segurança na Internet. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Sessões sobre a Segurança na Internet com a Escola Segura (GNR) - CE Carnide

Sessão da Escola Segura no CE Carnide.
A pedido das Bibliotecas Escolares, os Guardas Principais Fernando Costa e Sandra Grilo da Escola Segura da Guarda Nacional Republicana (GNR) irão percorrer as BE do AE Gualdim Pais para sessões sobre a segurança na Internet aos alunos do 1.º Ciclo.

A calendarização das sessões é a seguinte:
20/05 - BE do CE Meirinhas
21/05 - BE do CE Carnide
22/05 - BE do CE São Simão de Litém
23/05 - BE do CE Vermoil


Como exemplo dessas sessões, no dia 21 de maio tivemos connosco no CE Carnide os Guardas Principais Fernando Costa e Sandra Grilo da Escola Segura da GNR para nos esclarecer quanto aos procedimentos a ter para uma navegação segura na Internet.

O Guarda Principal Fernando Costa a explicar os perigos de se conversar
"online" com alguém que não se conhece pessoalmente.

Foram feitas três sessões para as turmas do 1.º Ciclo, com a passagem de algumas curtas-metragens de animação sobre os temas da segurança "online", o "cyberbullying", o "phishing" e as redes sociais, os jogos "online", que muito interessaram alunos, docentes e funcionários, e que suscitaram muitas perguntas pertinentes da parte dos alunos.



A Guarda Principal Sandra Grilo a mostrar a síntese da sessão,
 com mais algumas dúvidas no ar....
Os nossos agradecimentos à Escola Segura da GNR por estas excelentes sessões na nossa escola sede, tão importantes para os nossos alunos.

NB: Aplicação de "máscaras" nas imagens em cumprimento do DEL 1495 de 2016: https://www.cnpd.pt/bin/orientacoes/DEL_1495_2016_dados_alunos_Internet.pdf

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Sessões sobre a Segurança na Internet com a Escola Segura (PSP)

"Pensa bem antes de dares demasiadas informações tuas ou da tua família
 nas redes sociais. Uma vez publicado na Internet, para sempre na Internet."

Em articulação com a Professora Sandra Jordão, de TIC, a Biblioteca Escolar propôs sessões sobre a segurança na Internet aos alunos das turmas do 4.º e 5.º ano da EBI Gualdim Pais, pela Escola Segura da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Assim, hoje, dia 17 de maio, iniciaram-se estas sessões, conduzidas pela Agente Célia Gonçalves, que respondeu a todas as questões e dúvidas levantadas pelos alunos, mostrando-lhes alguns vídeos (curtas-metragens de animação) sobre as várias precauções a ter no dia a dia - o comportamento a ter face ao bullying físio - e para uma navegação segura na internet: as redes sociais, as amizades virtuais, o Chat, o ciberbullying, os jogos grátis e as compras fáceis online.

"Nunca publiques fotos tuas  ou com amigos  nas redes sociais
 sem a sua autorização e conhecimento dos teus pais."
Os nossos agradecimentos à Escola Segura da PSP por estas excelentes sessões na nossa escola sede, tão importantes para os nossos alunos.