terça-feira, 9 de abril de 2024

BE EBI Gualdim Pais: Exposição "Clássicos Revisitados: Eneida"

CLÁSSICOS REVISITADOS 

Eneias, o herói da Eneida de Virgílio, teve um dia que abandonar Troia em chamas, carregando às costas o seu velho pai Anquises, inválido, seguido do filho Ascânio. Eneias era tido como exemplo de vida, pois cumprira com excecional zelo o seu dever ético, quer perante os deuses (os Penates que seu pai transporta), quer perante os homens, na figura do próprio pai que recusou abandonar:

Ergo, age, care pater, ceruici imponere nostrae;

ipse subibo umeris nec me labor iste grauabit;

quo res cumque cadent, unum et commune periclum,

una salus ambobus erit.

Eneida, Livro II, 707-710

“Vamos, portanto, meu querido Pai, sobe para as minhas costas;

Eu mesmo te carregarei aos ombros e tal esforço não será peso para mim;

o que quer que aconteça, é um só e comum aos dois o perigo;

uma só salvação haverá para ambos. "

Não parece haver maior declaração de amor incondicional a um pai.

#ExposiçãoClássicosRevisitados

#Eneida