segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Concurso Nacional de Leitura 2021 - Fase Escola e Fase Municipal


Na primeira semana de janeiro, foram realizadas as provas da fase escola do Concurso Nacional de Leitura (CNL) 2021 do 1.º, 2.º e 3.º ciclos nas escolas inscritas do AE Gualdim Pais.

No dia 6 de janeiro, os alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo da EBI Gualdim Pais, CE Albergaria dos Doze, CE Carnide, CE S. Simão de Litém, CE Meirinhas e EB1 Travasso realizaram em sala de aula a prova de conhecimentos escrita sobre a obra "O Menino que não gostava de ler" de Suzanna Tamaro.

No dia 8 de janeiro, foi a vez dos alunos do 2.º e 3.º ciclos prestarem provas escritas sobre as leituras feitas*, respetivamente, das obras "Ali Babá e os 40 ladrões" (adapt. Luc Lefort, adapt. para português de António Sardinha) e "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar" do saudoso autor Luís Sepúlveda. 

Os alunos que prestaram provas somaram um total de 238, dos quais: 181 alunos de 11 turmas do 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo; 32 alunos de sete turmas do 5.º ano e 18 alunos de três turmas do 6.º ano, num total de 50 alunos do 2.º ciclo; e sete alunos de três turmas do 3.º ciclo - seis alunos de duas turmas do 7.º ano; e uma aluna do 9.º ano. 

De entre os 184 alunos dos três ciclos com autorização dos EE para prosseguirem para a fase municipal do CNL, que terá lugar em fevereiro, foram selecionados sete alunos do 1.º ciclo, seis alunos do 2.º ciclo e três alunos do 3.º ciclo:

1.º Ciclo: dois alunos da EBI Gualdim Pais (3.º/4.ºE); uma aluna do CE Carnide (4.ºA); duas alunas da EB1 Travasso (3.ºB e 4.ºA); um aluno do CE S. Simão de Litém (4.ºB); e uma aluna do CE Meirinhas (4.ºD).

2.º Ciclo: uma aluna e um aluno do 5.º ano (5.ºA e 5.ºD); quatro alunos do sexto ano - dois alunos e aluna (6.ºA) e uma aluna (6.ºC).

3.º Ciclo: dois alunos do 7.º ano - um aluno (7.ºA) e uma aluna (7.ºC); e uma aluna do 9.ºA.

Parabéns aos alunos selecionados e boa sorte na próximas provas!

Em breve, publicaremos as listas dos alunos selecionados e disponibilizaremos na BE os livros propostos para a fase municipal, para requisição domiciliária.

Livros a ler para a Fase Municipal do CNL:

 
        
1.º Ciclo: Crocodilo e Girafa: Um par de namorados a sério**, de Daniela Kulot.

2.º Ciclo: 1º Direito: uma história com intriga, muitas janelas e uma graça indiscreta, de Ricardo Henriques.

3.º Ciclo: Vamos comprar um poeta, de Afonso Cruz.

Secundário: Os Rapazes de Nikel, de Colson Whitehead.

Regulamento do CNL: Consultar aqui.

NB*: Em respeito a todas as orientações da DGS para a prevenção da presente pandemia, mantiveram-se as distâncias de segurança e as "bolhas-turma". Assim, os alunos foram divididos por dois espaços diferentes: os alunos do 5.º ano foram realizar a prova no ginásio; os alunos do 6.º, 7.º e 9.º ano realizaram a prova na BE, todos em zonas separadas. 

NB**: Título do livro do 1.º Ciclo retificados pós-publicação. Apresentamos as nossas desculpas por eventual indução em erro.