segunda-feira, 21 de setembro de 2020

"Sing" / "Mindenki" - luta contra a injustiça social

 

A curta-metragem "Sing" (Canta) ou "Mindenki" (Todos) de 25min foi realizada por Kristof Deák em 2016 e conta no elenco com as atrizes Zsófia Szamosi, Dorottya Hais, Dorka Gáspárfalvi.

Zsofi sente alguma dificuldade em se integrar na sua nova escola e cantar no famoso coro da escola é a sua única consolação. Contudo, a diretora do Coro pode não ser uma professora tão inspiradora como toda a gente pensa que é. Terá de ser a Zsofi e a sua nova amiga Liza a revelar a verdade. 

Este é um drama situado na infância, com música que se ouvia e cantava em Budapeste, na Hungria pós-socialista dos anos 1990.

Baseada numa história verdadeira, esta curta-metragem segue a preparação de um famoso e premiado coro escolar e a história de uma nova aluna que enfrenta uma escolha difícil: opor-se a um sistema corrupto ou aceitar silenciar-se, encaixando nele.

"Sing"(Canta) recebeu em 2017 o Óscar de Melhor Curta-Metragem, entre outros prémios nacionais e internacionais para o filme e para o elenco. Vale mesmo a pena assistir.

Sabias que... 

Dia Mundial da Justiça Social celebra-se a 20 de fevereiro e foi estabelecido pela Assembleia Geral da ONU em novembro de 2007.

Para a ONU, os princípios da justiça social são defendidos na promoção da igualdade de género, dos direitos dos povos indígenas e dos migrantes.

A remoção de  barreiras relacionadas a sexo, idade, raça, etnia, religião, cultura ou deficiência também ajuda na promoção da igualdade. Um outro fator crucial para se alcançar a justiça social é o direito e o acesso à educação para todos.

Para saberes mais: