terça-feira, 3 de março de 2020

CE Carnide: Hora do Conto com "O Urso que viu o homem que viu a arte"




No dia 7 de janeiro, a Hora do Conto à turma do 4.º ano no CE Carnide  foi com o livro "O urso que viu o homem que viu a arte" de Riff, da editora francesa Pastel, que aborda a forma como cada um vê a arte de uma forma muito bem humorada, tornando simples um tema tão complexo.

A professora bibliotecária Isabel Belchior, no final da leitura, numa conversa animada e muito interativa com os alunos, fez uma breve abordagem a cada obra de arte referida no livro, explicando-a nos seus aspectos formais e técnicos, e contextualizando-a na época, movimento artístico e autor. 

E no final, ainda houve tempo para verem um excerto do filme "Os homens preferem as loiras", dando a conhecer aos alunos a atriz Marilyn Monroe, tema da última obra apresentada no livro: "Marilyn" (1962), de Andy Warhol.



Nas Horas do Conto seguintes, ao longo do segundo período, os alunos meteram mãos à obra e reproduziram, em grupo, as várias obras de arte mostradas no livro, em cartolina de cor. Nem queriam acreditar no quão bonitas ficaram as suas reproduções!

Ficam as imagens:

Processo de trabalho:





 As obras de arte resultantes (imagem do original à esquerda e reprodução à direita):

"Ícaro" (Série "Jazz") de Matisse, 1946
"Supremus N.º55" de Kazimir Malevitch, c. 1916