quarta-feira, 26 de junho de 2019

Visita literária "Roteiro Vergiliano" para docentes - Uma iniciativa das BE do AE Gualdim Pais

Sala Vergílio Ferreira na Biblioteca Municipal de Gouveia.
No dia 25 de junho os docentes do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, participaram numa visita literária, organizada pela equipa de coordenação da Biblioteca Escolar a Melo-Gouveia-Guarda. Este "Roteiro Vergiliano" começou com a visita à Sala Vergílio Ferreira na Biblioteca Municipal de Gouveia, onde pudemos observar toda a coleção e biblioteca particular de Vergílio Ferreira bem como alguns dos seus pertences e prémios literários granjeados.



De seguida foi feita uma passagem por Melo, "a aldeia eterna" onde se visitaram locais emblemáticos que o autor viria a referir na suas obras.















Já na Guarda e após o almoço, a visita guiada pela cidade permitiu aos participantes deambular pela zona histórica e visitar locais citados por Vergílio Ferreira nos seus romances, obtendo ainda referências históricas e culturais desta cidade tão vibrante.

O ponto de partida foi no Museu Regional da Guarda.

Antigo Seminário Episcopal e prisão, atual Museu da Guarda (traseiras).


Sé Catedral da Guarda.
  


Igreja da Misericórdia da Guarda.

Visita à parte medieval da cidade.

Identificador de marcas
 mágico-religiosas.

Uma das marcas que
identificava a casa de cristãos novos.



Antiga loja judaica.
A cantaria biselada das molduras identificava as lojas dos judeus na Idade Média.


Um agradecimento a estas duas instituições culturais por nos proporcionarem esta visita formativa que tanto interesse suscitou nos participantes, e à Vereação da Educação da Câmara Municipal de Pombal, por nos disponibilizar o transporte.

Para saber mais:
Museu Regional da Guarda: