segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Os Desafios da Literacia 3Di da Porto Editora 2018/2019


Fazendo um balanço das Semanas da Literacia 3Di da Porto Editora na EBI Gualdim Pais, em geral, e apesar de alguns contratempos informáticos ou de rede de Internet ocasionais, a experiência dos alunos que participaram continuou a ser bastante boa. 

Participaram alunos do 5.º, 6.º e 7.º ano, testando os seus conhecimentos e nível de literacia com provas "online" apelativas, em termos de texto e imagens, e com a proposta de problemas interessantes no âmbito da Matemática, das Ciências Naturais e da Leitura, ao mesmo tempo que foram adquirindo e/ou treinando as suas competências digitais.

A primeira Semana de Desafios 3Di decorreu de 19 a 23 de novembro com as turmas do 5.º ano (Literacia da Matemática) e do 6.º ano (Literacia Científica). A segunda Semana de Desafios 3Di - de 26 a 30 de novembro - foi dedicada à Literacia da Leitura para os alunos do 7.º ano.

No final, foi entregue um certificado de participação a todos os alunos que aceitaram os desafios de Literacia 3Di da Porto Editora.

Parabéns a todos os alunos que aceitaram o desafio pelo conhecimento e um agradecimento a todos os professores de Matemática, Ciências Naturais, Português e de TIC do 2.º e 3.º ciclos que colaboraram com a Biblioteca Escolar nesta atividade.

Agora, todos os esforços se concentram no apuramento dos resultados que serão divulgados nos primeiros dias de janeiro de 2019, para os agrupamentos/ estabelecimentos de ensino não agrupados.

Até lá, sugerimos aos alunos que não percam o ritmo e descarreguem a app LITERACIA 3D para responder aos desafios que são disponibilizados quinzenalmente.

 
Este desafio pelo conhecimento decorre durante o ano letivo em três fases – local, distrital e nacional –, com base em provas interativas disponibilizadas através da plataforma online Escola Virtual.

O Regulamento dos Desafios de Literacia 3Di Porto Editora pode ser consultado aqui.
Para aceder ao site clicar na imagem acima ou aqui: