segunda-feira, 5 de novembro de 2018

O Teatro de Sombras de Beniko Tanaka


Beniko Tanaka 
No final do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares tivemos a alegria de ter duas peças do Teatro de Sombras da autoria da artista plástica Beniko Tanaka nas Bibliotecas Escolares do CE Carnide, do CE São Simão de Litém e no Jardim de Infância da Flandes.

"Beniko Tanaka, nascida em 1976 em Yamagata, cresceu na cidade de Tóquio, no Japão. Chegou a Portugal em 2005, com uma licenciatura em Artes Decorativas (Arts and Crafts), assim como um diploma especializado em arte do vidro pela Universidade de Arte de TAMA – Tóquio, e um amor incondicional por todas as coisas relacionadas com luz e reflexos. Rapidamente se apaixonou pela luz de Lisboa, decidindo ficar e completar a sua formação com um curso avançado em Artes Plásticas no Ar.Co (Centro de Arte e Comunicação Visual). 

Foi um passo natural combinar o conhecimento adquirido e a sua grande paixão por culturas orientais - tanto o lado artístico como o espiritual a fim de desenvolver diferentes formas de artes cénicas, sempre inspirados na Natureza e no seu interior, e nos fluxos de energia exteriores.

Desde esse momento, Beniko Tanaka tem realizado inúmeras intervenções, espectáculos e performances a solo e em colaboração com diversas instituições em Itália, Japão e Portugal." (1)

E, nos dias 29 e 30 de outubro, tivemos esta artista plástica connosco!

CE Carnide, Pré-Escolar: "Bum Blue Bee"
No dia 29 de outubro, na Biblioteca Escolar do CE Carnide, Beniko Tanaka interpretou para os alunos do Pré-Escolar o conto "Bum Blue Bee", a história de uma abelhinha azul que salva o mundo, mostra que a água é preciosa e que cada ser é essencial para o equilíbrio da Natureza.

CE SSLitém, 1.º Ciclo: "Namban Jin".
No dia 30 de outubro, de manhã, na Biblioteca Escolar do CE São Simão de Litém, os alunos do 1.º Ciclo assistiram à peça "Namban Jin", uma história da chegada dos Portugueses ao Japão baseada nos biombos "Namban" dos séculos XVI/XVII do Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto). 

CE SSLitém, Pré-Escolar: "Bum Blue Bee".
Depois desta sessão, os alunos do Pré-Escolar do CE São Simão de Litém assistiram ao conto "Bum Blue Bee" e à tarde, foi a vez dos alunos do Pré-Escolar no Jardim de Infância Flandes de assistir ao conto da abelhinha azul.

JI Flandes: "Bum Blue Bee".
Depois de cada sessão, todos os alunos foram convidados a experimentar o teatro de sombras, com figuras lindamente recortadas de pessoas, animais, seres fantásticos, barcos e relógios, atividade lúdica que muito os divertiu e ensinou sobre a arte de brincar com a luz e as sombras.


CE Carnide: As sombras das figuras ganhavam vida...
CE SSLitém, 1.º Ciclo: "Vamos brincar com as sombras?"
CE SSLitém, 1.º Ciclo: Do lado de lá do ecrã,
Beniko ajudava a manipular as figuras...
CE SSLitém, Pré-Escolar: Os meninos encenam aventuras para os amigos...
CE SSLitém, Pré-Escolar: Os meninos ensaiam movimentos
 e a Beniko vai movendo ou mudando o cenário e as cores...
JI Flandes: Os meninos divertiram-se muito com as sombras.

Os nossos agradecimentos à artista plástica Beniko Tanaka por nos ter proporcionado momentos tão encantadores de arte, magia e de sonho, e à Dra. Ana Grade Sales, RP, que a acompanhou e apoiou nesta atividade. 

"Arigatou" (Obrigada), "Sayonara" (Adeus) e até qualquer dia destes!
________________
Notas:
(1) Fontes sobre a artista plástica: CV_Beniko Tanaka e Diário de Notícias
(Para saberes mais sobre os biombos Namban do Museu Nacional Soares dos Reis (Porto) e do Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa), clica aqui: Biombos Namban MNSRBiombos Namban MNAA)