segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Outubro, Mês Internacional da Biblioteca Escolar


Inicia-se hoje o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, cujo lema este ano é “Eu ♥ biblioteca escolar”.

A tua biblioteca escolar propõe-te um concurso de ilustração e escrita de um postal em reposta à pergunta "Porque é que eu gosto da minha biblioteca escolar?", realizado em intercâmbio com as bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Abrantes. 

Este concurso está aberto ao 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, com entrega de trabalhos (numa técnica ou em técnica mista sobre papel Cavalinho)  até à penúltima semana de outubro. 

No 1.º Ciclo, trata-se de dar a conhecer aos alunos do 3.º e 4.º ano a forma de escrita de um postal, que será ilustrado com os desenhos dos colegas do 1.º e 2.º ano (e também do 3.º e 4.º ano, se assim o quiserem).

A mensagem a escrever no postal deve ser curta. Exemplo: 

Remetente: (1.º Nome e Maiúscula do último apelido) + Endereço: BE do AE Gualdim Pais
Destinatário: (1.º Nome e Maiúscula do último apelido) + Endereço: BE do AE N.º1 de Abrantes, 2200 ABRANTES

"Olá (1.º Nome). 

Eu sou o/a (1.º Nome) e escrevo-te para te dizer que a minha biblioteca escolar é... / a razão porque eu adoro/gosto da minha biblioteca escolar é...  ! E tu?

Um abraço,

(1.º Nome)"

No 2.º e 3.º Ciclos, a proposta incide mais na visão gráfica que têm da biblioteca escolar, com trabalhos feitos em A4 e A3, podendo incluir frases ou palavras na ilustração.

No final, os trabalhos dos alunos do 1.º Ciclo viajarão até às bibliotecas do Agrupamento de Escolas  N.º1 de Abrantes, 2200 ABRANTES, para a sua exposição e em troca, também os postais dos alunos do 1.º Ciclo de Abrantes viajarão para as bibliotecas do nosso agrupamento, para uma exposição dos trabalhos e mensagens trocadas. A reportagem das exposições será também publicada neste blogue.

Ficamos à espera dos vossos trabalhos!