sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Mês Internacional da Biblioteca Escolar


A partir do tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o International School Library Month (ISLM) em 2018, "Why I love my school library", a RBE procurou uma formulação que melhor traduzisse para a língua portuguesa a ideia transmitida, optando-se por uma linguagem híbrida em que todas as gerações se reveem: “Eu ♥  biblioteca escolar”.
Como habitualmente, o Dia Internacional da Biblioteca Escolar será assinalado na quarta segunda-feira de outubro, que desta vez calha no dia 22.
Para além das propostas da IASL disponíveis aqui, a Rede de Bibliotecas Escolares lança o habitual desafio, para assinalar o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) e celebrar a importância das bibliotecas e de tudo o que têm de bom. 
Desta vez definimos dois destinatários: os alunos e os professores bibliotecários.

DESAFIO PARA OS ALUNOS:
A partir do lema e com a "hashtag"  #Eu♥BE, a RBE convida os alunos a demonstrar a sua relação com a biblioteca escolar.
Instruções: 
- Criar uma frase, um meme, uma foto, um vídeo, … original que ilustre a sua ligação à biblioteca escolar;
- Partilhar no Facebook e/ou no Instagram com a "hashtag"  #Eu♥BE.

A RBE divulgará nos seus canais as propostas mais criativas que surgirem. 

DESAFIO PARA OS PROFESSORES BIBLIOTECÁRIOS:
Reconhecemos que a chave para a afirmação da biblioteca na escola é a paixão com que cada professor bibliotecário se dedica ao que faz. A partir do modo de estar na escola e na comunidade, seja pessoal ou profissionalmente, cada um será capaz de identificar de entre as suas ações quotidianas, aquelas que fazem a diferença.
Porque são as pessoas que realmente importam, a RBE desafia os professores bibliotecários a “dar a cara”, através de uma frase-testemunho, muito breve e expressiva, de como na sua prática transparece o lema “Eu ♥ biblioteca escolar”. A RBE divulgará nos seus canais as propostas que considere mais marcantes.

Mais informações em: http://rbe.mec.pt/np4/2175.html