quinta-feira, 15 de março de 2018

Semana da Leitura - Encontros com a Autora Tânia Bailão Lopes no Aniversário da BE da EB1 Meirinhas

Para finalizar a Semana da Leitura, no dia 13 de março de 2018, por ocasião do aniversário da Biblioteca Escolar da EB1 Meirinhas, houve um Encontro com a autora e ilustradora Tânia Bailão Lopes.

Tânia Bailão Lopes, nascida a 11 de agosto de 1983, é licenciada em Serviço Social e Mestre em Psicologia Clínica, revela um enorme fascínio e respeito por todas as formas de vida, dedicando a sua vida às pessoas e aos animais, através não só da sua formação e profissão, mas, principalmente, através da sua escrita e ilustração, com mais de duas dezenas de livros publicados e vários prémios de ilustração e pintura.

A autora veio ler-nos duas histórias muito importantes: A Menina dos Caracóis" aos alunos do 1.º Ciclo, e "Manel, o Amigo Fiel" aos alunos do Ensino Pré-Escolar, "refletindo com eles as lições para a nossa vida que os livros passam". 

Leitura do livro "A Menina dos Caracóis", seguida com toda a atenção pelos alunos:

Depois da leitura e do breve debate que se seguiu sobre os valores que o livro passa às crianças, a autora mostrou aos alunos diversos suportes e materiais - incluindo materiais reciclados - que nos permitem obter bons resultados na ilustração, exemplificando com as ilustrações dos seus livros.


Para grande fascínio dos alunos, à medida que iam vendo as lindas ilustrações, perceberam que estas podem ser feitas sobre papel, cartolina, cartão (reciclado), madeira... com tantos materiais diferentes: a nossa imaginação não tem limites! E, como é habitual, a autora teve também a gentileza de ensinar os alunos a desenhar duas das suas ilustrações (abaixo, como desenhar a personagem Maria Morte, passo a passo): 

Tânia Bailão Lopes, comentando a exposição dos desenhos das suas ilustrações feitos pelos alunos, elogiou a qualidade dos trabalhos, dando-lhes os parabéns.

A autora, com o desenho do Piu.
Por fim, seguiu-se a entrega de flores à autora e à sessão de autógrafos...


Passámos então à celebração do aniversário da Biblioteca Escolar com a tradicional canção dos  parabéns e um bolo lindo (e muito bom)!


A seguir, houve novo Encontro no JI Meirinhas, onde a autora Tânia Bailão Lopes foi ler "Manel, o Amigo Fiel" aos meninos do Ensino Pré-Escolar.

A leitura do livro foi acompanhada pelos alunos de forma muito participativa, pois também eles tiveram e/ou têm animais de estimação que muito amam.



Depois de uma leitura muito interativa com os alunos, houve ainda tempo para lhes mostrar algumas das suas ilustrações, ensinando-os a desenhar o Manel e o Piu, seguindo-se uma sessão de autógrafos e as despedidas.






Um agradecimento especial à Coordenadora de Estabelecimento Professora Raquel Dinis pela excelente colaboração na organização da festa de aniversário da BE e à autora Tânia Bailão Lopes pela sua disponibilidade, amabilidade e histórias encantadoras, que, mais uma vez, muito contribuíram para o sucesso da nossa festa. 

Da parte de todos - alunos, docentes e funcionários -, votos das maiores felicidades e até qualquer dia destes!