segunda-feira, 6 de junho de 2016

III Concurso Concelhio de Leitura “Pombal a Ler”


No passado sábado, dia 4 de junho, decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Pombal a terceira edição do Concurso Concelhio de Leitura "Pombal a Ler", uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Pombal com a colaboração de Rede de Bibliotecas de Pombal.
Neste Concurso estiveram presentes alunos do 2.º e 3.º Ciclos do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais e do Agrupamento de Escolas de Pombal.
A representar o Agrupamento Gualdim Pais estiveram as alunas Carolina Neto do 5.º E, Carolina Ventura do 6.ºD, Laura Coelho do 7.º B, Rafaela Gaspar do 8.ºB e Márcia Gonçalves do 9.ºC.
             Numa primeira fase, os alunos responderam a questões relacionadas com a vida e obra dos autores dos livros selecionados com recurso às novas tecnologias, através da aplicação kahoot.
Numa segunda fase, os alunos deram provas das suas capacidades ao nível da leitura expressiva de excertos das obras seleccionadas.
Este ano o evento contou com a apresentação e animação de Paulo Condessa, que leu, contou e encantou a plateia composta por alunos, professores, pais, avós e outros familiares.
Este concurso correspondeu à terceira fase do concurso de Leitura da Biblioteca Escolar "Ganha num Minuto", inserido no plano de promoção de leitura do Agrupamento Gualdim Pais  "Todos a ler" distinguido pelo Projeto Ideias com Mérito da Rede de Bibliotecas Escolares e tem como objetivo promover o gosto pela leitura e melhorar os hábitos de leitura dos alunos.
 As alunas Carolina Neto do 5.º E, Carolina Ventura do 6.ºD e Laura Coelho do 7.º B, distinguiram-se pelo conhecimento da obra e pela grande expressividade na leitura, tendo por isso obtido o primeiro lugar na categoria do ano escolar que representaram.
            Todos os alunos estão de parabéns, pois representaram e dignificaram a escola, e provaram que o trabalho dos professores envolvidos e as Bibliotecas Escolares os conduziu a bom porto.


                                                                Ana Paula Cordeiro