quarta-feira, 23 de março de 2016

Semana da Leitura - 14/18 de março

ATIVIDADES PROMOVIDAS PELA BIBLIOTECA ESCOLAR
A 14 de março, recebemos na BE Gualdim Pais a visita da escritora Sandra Jordão. Convidámos o JI do Alto dos Crespos, o JI da Charneca e a sala dos 5 anos da Casa da Criança para se juntarem aos alunos 1.º ciclo da EB1 Gualdim Pais e assistirem à apresentação do livro “O Lar dos Cachorrinhos”.
Às 11h10m, o Agrupamento de Escolas Gualdim Pais juntamente com os seus parceiros que constituem a Rede de Bibliotecas do concelho fizeram Pombal parar para Só Ouvir Ler. Um momento simbólico, em prol da leitura, neste arranque de uma semana dedicada aos livros.
Na nossa escola foi assim…
 No dia 16 de março, realizou-se na Biblioteca da Escola Sede a prova final escolar do V Concurso de Leitura “Ganha Num Minuto” para os alunos do primeiro, segundo ciclo e alunos de percurso paralelo.
Com o objetivo de promover o gosto pela leitura bem como melhorar os resultados escolares, os professores, nas aulas de Português de todos os ciclos, a convite da Biblioteca Escolar, dinamizaram sessões de leitura para selecionar o melhor candidato para representar a turma. A comunidade educativa encheu a Biblioteca da Escola Sede, comprovando-se, mais uma vez, que a leitura continua a proporcionar agradáveis momentos de prazer e de aprendizagem.
 Venceram no Categoria I, 1.º ciclo os alunos Diogo Rebola Pereira, do 1.º A da EB1 Gualdim Pais; Guilherme Amorim, do 2.ºB da EB1 de Santiago de Litém; Laura Ferreira Neto, do 3.º D do Centro Escolar da Fonte Nova e a aluna Simone Gonçalves Pina, do 4.ºC do Centro Escolar de S. Simão de Litém.
Os alunos vencedores da Categoria II, 2.º Ciclo – Carolina Neto, 5.ºE e Carolina Ventura, 6.ºD.
Na categoria IV, alunos com Currículo Específico Individual foi vencedora a aluna Marta Loureiro do 6.ºE.
Foram ainda entregues os prémios aos alunos da categoria III, 3.º Ciclo apurados a 15 de janeiro: Laura Coelho, 7.º B; Cristiano Duarte, 8.ºA e Márcia Gonçalves, 9.º C.
Os alunos do 2.º e do 3.º ciclo ficaram apurados para representar a escola no III Concurso Concelhio, “Pombal a Ler” promovido pela Biblioteca Municipal de Pombal, em junho.
Aos vencedores e a todos os que participaram, os nossos parabéns e votos de um futuro com muitas e boas leituras!
Dia 16, às 18:30 Tertúlia do Sono (Dormir+ Ler+) = Aprender Melhor

No âmbito do Projeto Educação para a Saúde e Sexualidade (PESES) em articulação com a Biblioteca Escolar, realizou-se na Biblioteca da escola sede, uma sessão sobre a importância do sono na melhoria da qualidade de vida e na aprendizagem escolar moderada por uma equipa de técnicos da Câmara Municipal de Pombal ligados ao Programa Municipal de Potenciação do Sucesso Escolar (PMPSE) constituída por Nathalie Fajardo (mediadora PMPSE); Nélia Rodrigues (mediadora PMPSE); Mariana Meia-Via (Psicóloga) e Sónia Fernandes, do Serviço Educativo Teatro Cine.
No dia 17, esteve na Biblioteca Escolar uma equipa de animadoras da Casa Museu João Soares a dinamizar a atividade de Georeading com duas turmas do 6.º e três do 8.º ano, no âmbito do Plano de Promoção da Leitura do Agrupamento “Todos a Ler”/ Ideias com Mérito, promovendo a leitura em suportes digitais. 
O dia 18 de março foi passado assim…
No âmbito da comemoração do Dia da Saúde Oral e das Bibliotecas Escolares, os alunos do 1.º ciclo da EBI Gualdim Pais e Centro Escolar da Fonte Nova e de Carnide foram às suas Bibliotecas Escolares ver a exposição de Cartazes e ouvir as histórias levadas ao Concurso Nacional “Livros Falados”. De salientar o nosso agrupamento está de parabéns pois a sala 2 do JI de Carnide recebeu o 1.º prémio na categoria de Cartaz / Registo Gráfico no escalão Jardins de Infância e o 3.ºD do Centro Escolar da Fonte Nova recebeu uma Menção Honrosa na mesma categoria no escalão do 1.º ciclo. As gravações sonoras foram difundidas ao longo do dia 18 na rádio local 97FM Rádio Clube de Pombal.
Leitura por Pares/Pais de Palavra

Ao longo da semana os docentes do 1.º ciclo e pré-escolar convidaram os pais/ avós /membros da comunidade a lerem uma história nas suas salas.
Fica o registo fotográfico de alguns desses momentos:
 Laura Fernandes e Ana Paula Cordeiro