quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Dia Internacional em memória das vítimas do Holocausto. Os desenhos feitos nos campos da morte

Foi há 71 anos que os oficiais do Exército Vermelho entraram em Auschwitz para libertar os prisioneiros. Desse tempo ficaram memórias e algumas pinturas, agora expostas em Berlim.

Veja mais em: http://observador.pt/2016/01/26/holocausto-os-desenhos-feitos-nos-campos-da-morte/">

Pela primeira vez na História, o Museu de História de Berlim vai expor cerca de 100 pinturas de vítimas do Holocausto. “Arte do Holocausto” retrata o sofrimento de quem se arriscou a pintar em plena guerra enquanto enfrentava de frente, e constantemente, a ameaça da morte. Nunca antes os alemães tinham tido oportunidade para conhecer estas obras, que contam parte da História do país. Mas podem fazê-lo a partir desta terça-feira até 3 de abril, conta o El País.

As obras que chegaram ao Museu de História de Berlim foram emprestadas pelo memorial israelita Yad Vashem, que detém as obras que retratam os acontecimentos nos campos de concentração alemães na altura em que o nazismo queria exterminar a população judia na Europa.

A inauguração acontece na véspera dos 71 anos da entrada Anatoli Schapiro (um oficial judeu da Primeira Frente Ucraniana do Exército Vermelho) em Auschwitz, para libertar os prisioneiros de um dos campos mais severos. “A primeira coisa que vi foi um grupo de pessoas que estavam paradas sobre a neve e que pareciam esqueletos, vestidos com farrapos e sem sapatos”, descreveu Schapiro. Antes de morrer, o oficial contou também que o estado dos prisioneiros era tão débil que “nem sequer conseguiam mexer a cabeça” e que insistiam em tocar nos soldados que os iriam libertar porque não acreditavam ser verdade.

Além disso, esta exposição assinala também os 50 anos das relações entre Israel e Alemanha.

observador@observador.pt