quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Comemoração do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa na Biblioteca Escolar Gualdim Pais




No passado dia 20 de novembro, o CRTIC de Pombal e a Biblioteca da Escola Básica Integrada Gualdim Pais, promoveram uma ação de sensibilização no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, adiante designado por LGP (celebrado a 15 de novembro).

Esta atividade contou com a colaboração da Professora de LGP, Dr.ª Joana Cabral, que explicou aos alunos e docentes do 1.º ciclo da escola sede e a outros que se lhe quiseram juntar a origem, o conceito e a forma de utilização e ensino desta língua, enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação, promotora de igualdade de oportunidades para os alunos com surdez.

A atividade contou ainda com a visualização do filme da história do Peter Pan em LGP, realizado por um grupo de alunos com surdez do Agrupamento de Escolas D. Dinis, em Leiria, escola de referência para educação bilingue de alunos surdos.

Os alunos mostraram-se sensibilizados e curiosos, tendo manifestado o seu interesse em aprender esta língua nas atividades extra curriculares e saíram da ação a dominar algum vocabulário em LGP.



Elisabete Salgueiro e Ana Paula Cordeiro