quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A Biblioteca… um mundo de ideias

Durante todo o mês de outubro, (mês das bibliotecas escolares) as bibliotecas de todo o Agrupamento Gualdim Pais foram as anfitriãs e receberam todas as turmas/visitaram os estabelecimentos de ensino sem biblioteca, presenteando-os com agradáveis momentos lúdicos e de aprendizagem e pequenas lembranças aos novos alunos, com o intuito de os incentivar à leitura e saberem utilizar a biblioteca.
Neste espaço, como em todos os outros, há regras e as professoras bibliotecárias deram a conhecer o Regimento Interno pelo qual todos se devem reger, desafiando os alunos a jogar jogos interativos com recurso ao Tablet.
A turma do 6.º B partilhou esta experiência e demonstrou o grande entusiasmo e a grande alegria que viveu, no dia 27 de outubro quando, logo pela manhã, foi contemplada com uma aula “diferente”: uma aula na biblioteca, recheada de surpresas e de muita animação. Na opinião da professora Laura Fernandes, a biblioteca escolar ”é uma caixa forte que não está blindada, encontra-se aberta e oferece gratuitamente todo o seu saber e conhecimento. Aqui, recuperam-se forças, multiplicam-se esforços, partilham-se ideias, fortalecem-se aprendizagens, sistematizam-se conteúdos e voa-se para onde a imaginação nos quiser levar”.
Repleta de cantos e encantos a Biblioteca da escola sede dispõe de uma vasta gama de recursos humanos (uma equipa preparada e predisposta para fazer face às exigências da classe estudantil) e materiais (livros, enciclopédias, dicionários, roteiros, guias, jogos, filmes, CD e equipamento informático), disponíveis para que todos os alunos, cada um ao se ritmo, possam atingir os seus objetivos, construindo conhecimento.

                                                                                               Laura Fernandes