sexta-feira, 27 de setembro de 2024

As Línguas levam-nos mais longe: Brochura

Queres aprender a dizer frases simples nas várias línguas europeias? A Comissão Europeia publicou uma brochura que te ajudará a falar nessas línguas. As frases são sempre iguais, varia a língua. Clica aqui para acederes à brochura, ou consulta-a na biblioteca escolar da EBI Gualdim Pais.

Também podes aceder à brochura através do seu código QR:


Ficam alguns exemplos:

#DiaEuropeudasLínguas
#AsLínguasLevam-nosMaisLonge
#BrochuraAsLínguasLevam-nosMaisLonge


quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Vamos descobrir as línguas oficiais da União Europeia?

 

Queres aprender a falar nas línguas da União Europeia?

Clica aqui para ires para a página do Tradutor do sítio Web oficial da União Europeia:


#DiaEuropeudasLínguas
#LínguasOficiaisdaUniãoEuropeia
#AsLínguasLevam-nosMaisLonge

sábado, 21 de setembro de 2024

"Imagine" de John Lennon & The Plastic Ono Band (com The Flux Fiddlers)

 

O Plano de Ação de Educação Digital da União Europeia

Lembramos o artigo de Jorge F. Borges, de 2022, intitulado "Diretrizes para ajudar os professores a combater a desinformação e a promover a literacia digital", do qual publicamos um excerto:

"Cidadania digital, literacia digital, pedagogia digital, desinformação, informação errónea, fake news, deepfake, memes, trolls, etc. Todos nós já nos deparámos com esses conceitos nas ruas virtuais do mundo digital e vimos como eles ganham peso no nosso dia a dia. As orientações que agora se apresentam são um suporte para a promoção da literacia digital no âmbito educativo, formal e não formal, que permite aos cidadãos do século XXI serem digitalmente competentes. Essas diretrizes, publicadas em outubro de 2022, são um elemento-chave do Plano de Ação de Educação Digital da União Europeia (2021-2027).

O Plano de Ação para a Educação Digital é uma iniciativa política conjunta de todos os países da UE cujo objetivo é alcançar uma educação digital de qualidade, inclusiva e acessível, oferecendo apoio a todos os estados membros para adaptar os sistemas de educação e formação à era digital. O Plano articula-se em torno de duas áreas prioritárias e catorze ações; A prioridade 2, melhorar as competências digitais e as capacidades para a transformação digital, inclui a Ação 7, orientações comuns para professores e pessoal educativo sobre a utilização da educação e formação como meio de promover a literacia digital e combater a desinformação.

(...)"

Para leres mais no site WordPress TIC, Educação e Web. A tecnologia ao serviço da educação, clica aqui.

Créditos da Imagem: FreePik

Hoje é o Dia Mundial da Bibliodiversidade!

 


O que é a bibliodiversidade?

A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) explica-nos que "Pode entender-se por bibliodiversidade a diversidade de livros que representam e contam histórias a partir da perspetiva de muitas culturas, crenças e cores de pele, em resumo, livros que não representam apenas a população em número dominante.
(...)

Quando a literatura disponível (por exemplo, na biblioteca escolar) apenas apresenta as ideias, os valores, a cultura de um grupo, aqueles que não se identificam com esses pontos de vista, personagens ou cenário podem sentir-se pouco valorizados. Por outro lado, os que se sentem representados nessas obras, podem entender-se como detentores da verdade absoluta e menosprezar pontos de vista diferentes dos seus.

Pelo contrário, quando os livros expostos nas estantes das bibliotecas escolares representam diferentes habilidades, culturas, crenças e cores de pele, isso…

Ajuda os alunos a entenderem melhor os problemas atuais do mundo;

Aumenta a consciência de práticas sociais, valores e sistemas de crenças de outras culturas;

Promove a unidade e a empatia: os alunos aprendem a aceitar, compreender, banalizar as diferenças;

Promove a interação de alunos de diferentes origens étnicas;

Promove o pensamento crítico, a reflexão e a construção de conhecimento próprio;

Promove a capacidade de escolha e a liberdade.
(...) "

Para leres mais no blogue da RBE, clica aqui.
Fonte da Imagem: RBE

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Dia Europeu das Línguas 2024: "Línguas para a Paz"

 

O Centro Europeu das Línguas Modernas (ECML) convida-nos a celebrar o Dia Europeu das Línguas com sugestões de atividades e jogos. O tema deste ano é "Línguas para a Paz".

Por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, o Dia Europeu das Línguas é celebrado todos os anos desde 2001 no dia 26 de setembro.

Queres comemorar connosco?

'Bora lá ver o que há! Clica aqui.

#DiaEuropeudasLínguas

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Estamos de volta!


Com o início de um novo ano letivo, as bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais desejam a toda a Comunidade Educativa um excelente ano com muitos projetos, atividades e excelentes leituras!

Fonte da imagem: Meu Valor Digital 



As Regras da Biblioteca Escolar

 

REGRAS DA BIBLIOTECA de Isabel Belchior

Curta-Metragem de Animação: "Like & Follow"


Filme de curta-metragem de animação CGI: "Like and Follow" com argumento e realização de Tobias Schlage e Brent Forrest. Vencedor de 30 Prémios, incluindo do Festival de Annecy (França).

O filme alerta para os perigos de se ficar agarrado ao ecrã do telemóvel.

Para saber mais sobre este filme: "Like & Follow - Tobias Schlage e Brent Forrest"

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

BMP: Feira do Livro de Pombal 2024



SMAL: Setembro, Mês da Alfabetização e das Literacias

 


A Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos (APEFA) encontra-se a promover a Iniciativa Nacional de Educação e Formação de Adultos - Setembro, Mês da Alfabetização e das Literacias - SMAL 2024, comemorando o dia 8 de setembro, Dia Internacional da Alfabetização e das Literacias lançando o convite a todos, e em especial aos responsáveis pelas instituições locais, regionais e nacionais para aderirem com "atividades que dinamizem a data e o seu significado" e que destaquem "a relevância da Alfabetização e das Literacias como fator determinante, indutor de coesão territorial, de desenvolvimento social e económico, input promotor de Liberdade, Felicidade e Bem-Estar."

A APEFA lembra que "No ano das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, Portugal apresenta um persistente quadro de uma população adulta com níveis de baixa literacia e competências básicas, na leitura, escrita, numeracia e no digital.

Mais de 2,5 milhões de portugueses com literacias básicas incipientes e rudimentares, não compreendem o que lêem, necessitam de colmatar lacunas e de manter uma convivência digital funcional frequente. Acresce mais de 300 mil portugueses que, literalmente, não sabem ler nem escrever.

Este quadro de fragilidade nacional exige, de toda a comunidade, envolvência e ação, e capacidade de promoção e naturalização da Aprendizagem ao Longo da Vida, como vetor determinante na capacitação das pessoas e dos territórios, e, por conseguinte, de desenvolvimento económico e social dos territórios."

Para ler mais:  SMAL/APEFA e Pessoas 2030 - SMAL

                       

domingo, 8 de setembro de 2024

Dia Internacional da Literacia 2024

 

"O Dia Internacional da Literacia é celebrado anualmente a 8 de setembro, desde 1967, após ter sido inicialmente proclamado pela Unesco em 1966. Este dia tem como objetivo salientar a importância da literacia para todos - indivíduos, comunidades e sociedades.

A literacia é um direito humano fundamental para todos. Abre a porta ao exercício de outros direitos humanos, a maiores liberdades e à cidadania global. No entanto, dados fornecidos pela UNESCO, referem que, em 2022, pelo menos um em cada sete adultos com 15 anos ou mais (765 milhões) não possuía competências básicas de literacia. Além disso, milhões de crianças estão a lutar para adquirir níveis mínimos de proficiência em leitura, escrita e cálculo, enquanto cerca de 250 milhões de crianças dos 6 aos 18 anos não frequentam a escola.  

O tema para este ano é «Promover a educação multilingue: Literacia para a compreensão mútua e a paz». Surge da necessidade de aproveitar o potencial transformador da literacia para promover a compreensão mútua, a coesão social e a paz.

(...)

A celebração deste dia terá lugar nos dias 9 e 10 de setembro de 2024, em Yaoundé, Camarões. Incluirá uma conferência global e a cerimónia de entrega dos Prémios Internacionais de Literacia da UNESCO, entre outros debates."

Fonte: EUROCID. 
NB: Negrito aplicado pela Equipa da BE.

Para ler o artigo completo: EUROCID/Dia Internacional da Literacia 

#DiaInternacionaldaLiteracia

sábado, 7 de setembro de 2024

Plano Nacional de Leitura: Lançamento do novo Programa Leitura em Família

 

Em fevereiro deste ano, o Plano Nacional de Leitura lançou o renovado Programa Leitura em Família, que tem como objetivo dotar as famílias de competências e motivação para lerem com as crianças e jovens. 

O programa alicerça-se em quatro eixos: investigação; formação de mediadores; ações de capacitação das famílias para a leitura; festival Leitura em Família. Prevê a articulação entre famílias, escola, biblioteca municipal e rede social municipal. 

Numa primeira fase, foi lançado um estudo de investigação sobre práticas existentes de leitura em família e, até 2025, o PNL pretende que o programa atinja uma abrangência nacional, com a disponibilização de desafios de leitura em formato digital.

As candidaturas ao Programa Leitura em Família (para municípios de Portugal continental e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, e para escolas portuguesas no estrangeiro a indicar pela DGAE), foram selecionadas segundo os seguintes critérios: 

  1. Municípios com Adenda de Plano Local de Leitura assinada;
  2. Inscrição de um agrupamento de escolas TEIP;
  3. Disponibilidade para acolher e coorganizar o Festival de Leitura em família.    
Os municípios candidataram-se a financiamento (apenas em território nacional) com uma equipa constituída por um professor bibliotecário, um bibliotecário municipal e um elemento da rede social, e os profissionais dos municípios e as famílias selecionadas pelos município (entre 40-60) receberam/receberão formação.

Para saber mais, convidamos a ler a notícia, regulamento e folheto deste Programa, constantes no sítio do Plano Nacional de Leitura.

Fontes: 

https://sicnoticias.pt/cultura/2024-02-25-Plano-Nacional-de-Leitura-quer-por-toda-a-familia-a-ler-8e1f151b

PNL: Folheto Leitura em Família 

Antigo Programa de Leitura em Família

#LeituraemFamília

#PNL

#PNLLeituraemFamília

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

O Projeto Camões, Engenho e Arte

A Rede de Bibliotecas Escolares anuncia que:

"Em articulação com os diferentes serviços do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, a Rede de Bibliotecas Escolares promove as comemorações do V Centenário do Nascimento de Camões com a iniciativa “Camões, Engenho e Arte”.

Objetivos

Esta iniciativa tem como propósito sublinhar o valor da obra de Camões, através de ações que

  • convidem a (re)descobri-la;
  • promovam a compreensão do seu impacto a nível histórico, literário, linguístico, cultural, social…
  • convoquem para a reflexão, partindo das suas linhas temáticas e em diálogo com o presente;
  • incentivem a criação estética e cultural.

Duração

De 10 de junho de 2024 a 10 de junho de 2026

Operacionalização

Propõe-se que, em cada escola, o programa de comemorações dos 500 anos do Nascimento de Camões se realize a partir das bibliotecas escolares, em articulação com todas as estruturas das escolas, de acordo com as seguintes sugestões:

  • Criação de uma equipa multidisciplinar para conceção e desenvolvimento das iniciativas na escola;
  • Coordenação de trabalhos pela biblioteca escolar, que trabalhará em articulação com as várias áreas curriculares e diferentes estruturas;
  • Envolvimento das diferentes estruturas da escola/ comunidade educativa, potenciando parcerias dentro e fora da escola;
  • Divulgação das atividades em espaço próprio de acordo com um modelo comum a todas as escolas."

Para mais informações sobre as propostas e recursos, cliquem aqui: Projeto Camões, Engenho e Arte 

#ProjetoCamões

#ProjetoCamõesEngenhoeArte

Prioridades da RBE para 2024/2025

 


Para saberes mais, cliquem aqui: Prioridades 2024/2025 da RBE.

#PrioridadesdaRBE