quinta-feira, 30 de maio de 2019

Hora do Conto com o "Livro com cheiro a baunilha" e abelhas



Nos dias 23, 24, 29 e 30 de maio houve Hora do Conto nas turmas do 1.ºA, 2.ºC, 1.º/2.ºB e 3.ºD da EBI Gualdim Pais com o "Livro com cheiro a baunilha" de Alice Vieira (Texto Editora), com leitura de várias histórias que suscitaram diálogos muito interessantes e divertidos com os alunos. 

Uma das histórias ganhou um destaque especial - "A mais bela do mundo" - pelo tema e pela sua ilustração, que mostra uma princesa com um vestido de saia rodada e que serviu de inspiração para a atividade proposta a seguir, em preparação da visita do Autor Paulo Santos e da abelha Cuscas: o desenho de uma abelha rainha com vestido rodado, ao espelho, em cima de uma flor.

Os alunos em cada turma foram seguindo o desenho da abelha e da flor passo a passo no quadro, explicado pela Professora Bibliotecária Isabel Belchior, com resultados lindos, ganhando as abelhas ainda mais vida com a cor aplicada pelos meninos. 

Os desenhos do 1.ºA: 






Desenhos dos alunos do 2.ºC:


 


Os desenhos do 1.º/2.ºB:

  

Os desenhos do 4.ºF:




E, por fim, os desenhos do 3.ºD:





Expressão Dramática na BE



Ao longo do ano letivo têm decorrido na biblioteca da escola sede aulas de Expressão Dramática com a Professora Ana Paula Cordeiro com atividades diversas, desde o estudo de exemplos de fantoches e cenários a criar pelos alunos, técnicas de colocação da voz, ritmo/fluência e expressividade na leitura...



Pegando em livros previamente escolhidos na BE pela docente, os alunos leem expressivamente em voz alta para os colegas, havendo lugar à avaliação, hetero e auto-avaliação dos alunos, que vão constatando os progressos que todos vão fazendo nessas leituras.


NB: Aplicação de "máscaras" nas imagens em cumprimento do DEL 1495 de 2016: 

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Hora do Conto com o livro "Quando o homem beijou a lua"


No âmbito do Projeto "Ler+ Espaço" do Plano Nacional de Leitura (PNL), foram adquiridos pela BE este ano letivo livros para as diversas faixas etárias e níveis de escolaridade da EBI Gualdim Pais, sobre o tema da ciência e astronomia, recomendados pelo PNL, e que têm sido disponibilizados na BE aos alunos desde abril.

Assim, nos dias 23 e 29 de maio, a Professora Bibliotecária Isabel Belchior foi às salas do 3.ºE e 4.ºF para uma Hora do Conto sobre a aventura espacial contada por José Jorge Letria no seu livro "Quando o homem beijou a lua",  leitura que muito agradou aos alunos e proporcionou trocas de impressões e de conhecimentos aprendidos nas aulas sobre o tema muito interessantes.

A proposta de atividade aos alunos do 3.ºE foi traçar a lua com o compasso, as estrelas, cometas e foguetões. E a proposta aos alunos do 4.ºF foi a personificação da lua, com resultados também muito bonitos.

Alguns dos desenhos dos alunos: