quinta-feira, 20 de junho de 2019

CE Albergaria dos Doze: Exposição: "Livros de Antigamente"


Exposição: "Livros de Antigamente" - Quem se lembra de ter lido alguns destes livros? Uma iniciativa da Biblioteca Escolar a visitar no Centro Escolar de Albergaria dos Doze. 



terça-feira, 11 de junho de 2019

"O Nabo Gigante" na BE do CE Carnide


Os alunos da Sala 2 do JI do CE Carnide vieram hoje à BE para encenar o conto "O Nabo Gigante", recolhido no século XIX pelo autor russo Alexis Tolstoi e ilustrado pela premiada artista irlandesa Niamh Sharkey, contado pela educadora Aida Leal.


Os alunos, caracterizados com as imagens das personagens que representavam e muito atentos às suas deixas, foram entrando na história ritmicamente e de forma lúdica, orientados pela sua educadora, para ajudar os velhinhos a arrancar o nabo gigante imaginário.


No final, caíram todos, exaustos! E, depois, todos comeram uma bela sopinha de nabo...



Vitória, vitória! Acabou-se a história.

Este é um conto popular verdadeiramente hilariante, que acompanha as atribulações de um simpático casal de velhinhos...

Aqui fica o conto, publicado pela editora Livros Horizonte, para quem não o conhece:

Historia O Nabo Gigante de crebi

NB: Aplicação de "máscaras" nas imagens em cumprimento do DEL 1495 de 2016: 
https://www.cnpd.pt/bin/orientacoes/DEL_1495_2016_dados_alunos_Internet.pdf

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Regresso da Cuscas ao AE Gualdim Pais na Semana do Ambiente e das Eco-Escolas

A Cuscas e o Autor Paulo Santos no CE Vermoil
Em comemoração da Semana do Ambiente e das Eco-Escolas, entre os dias 3 e 6 de junho, a abelha Cuscas e o seu Autor, o engenheiro químico e apicultor Paulo Santos regressaram a Pombal, percorrendo seis das sete bibliotecas escolares do AE Gualdim Pais, para mais sessões extraordinárias de sensibilização sobre a importância vital das abelhas na polinização de plantas com flores nos ecossistemas em geral, polinização essa que permite a sobrevivência de todos - plantas, animais e humanos - no planeta Terra. 

Esta atividade de promoção da leitura desperta ainda o interesse dos alunos pelo nosso património cultural monumental com os livros das aventuras da Cuscas e foi mais uma atividade de articulação das BE com o Departamento do 1.º Ciclo.

Como primeiro resultado destas sessões de sensibilização de Paulo Santos, será criado um espaço no exterior do CE Meirinhas, junto à horta, para a plantação de flores que dêem néctar para as abelhas se poderem alimentar. 

Ficam algumas imagens captadas das sessões da Cuscas nas BE ou espaços multiusos do CE Vermoil, CE Albergaria dos 12, CE Carnide, CE São Simão de Litém, EBI Gualdim Pais e CE Meirinhas.

Assim, no dia 3 de junho, a BE do CE Vermoil recebeu a Cuscas e o Autor Paulo Santos na sala Multiusos:

Desafio "Com ou Sem Abelhas" no CE Vermoil.

No final da apresentação, o Autor
convidou a provar o mel e o pólen da Cuscas.
O mel e o pólen da Cuscas.

Depois, Paulo Santos foi até à BE do CE Albergaria dos 12:

Um aluno vestido como apicultor.

"Como se faz a polinização?"
No dia 4 de junho, no CE Carnide, o Auditório da Junta Freguesia também estava preparado para a visita do Autor Paulo Santos:

Uma linda abelha entre muitas outras...

Os trabalhos dos alunos expostos na decoração do espaço.

Devido a problemas informáticos, a sessão passou para uma sala de aulas.

Paulo Santos com uma das "abelhas" do CE Carnide...

No final da sessão, a leitura de frases que impressionaram todos:
"Albert Einstein: Sem abelhas, os humanos só têm 4 anos de vida."

Paulo Santos na sessão de autógrafos.
Paulo Santos e a Cuscas voaram depois para a BE do CE de São Simão de Litém:

Paulo Santos no CE S. Simão de Litém

Os livros da Cuscas falam de muitas coisas...
Desafio: Com Abelhas ou Sem Abelhas?"
Onde está a Cuscas?...

Hora dos autógrafos!
Para onde quer que olhássemos, a escola estava toda cheia de lindas abelhas!


Uma colmeia cheia de abelhas em S. Simão de Litém...

No dia 5 de junho, o Autor Paulo Santos e a Cuscas estiveram todo o dia na EBI Gualdim Pais:

"O que fazem as abelhas?"

"Como são as abelhas?"

O magnífico painel feito pelos alunos do 1.º/2.ºB e 2.ºC.

 "Vamos contar até seis?"

"O que faz uma rainha quando nasce?"
  
No final de cada sessão houve tostinhas com mel e pólen...

O 4.ºF com a sua Prof.ª Olímpia Ferreira
 O último dia, 6 de junho, foi dedicado aos alunos do CE Meirinhas:

A Cuscas e os amigos para os alunos da Pré...

"Para que servem os fatos de apicultor?"
"Só à entrada da colmeia
 é que as abelhas picam em auto-defesa."
Uma secção de colmeia com abelhas ao vivo.
A sessão da tarde:

"As abelhas têm duas antenas: ouvem..."

"As abelhas têm duas antenas: ...e cheiram!"

Os alunos à procura da abelha-rainha.
 Por fim, a hora dos autógrafos...



O Autor a mostrar onde estão os cinco olhos da Cuscas.

NB: Como foi noticiado anteriormente, nos dias 23 e 24 de abril a Cuscas passou pela BE do CE Fonte Nova e pelo JI Flandes.

NB2: Aplicação de "máscaras" nas imagens em cumprimento do DEL 1495 de 2016:
 https://www.cnpd.pt/bin/orientacoes/DEL_1495_2016_dados_alunos_Internet.pdf

segunda-feira, 3 de junho de 2019

O Jornalinho da Horta


O Jornalinho da Horta é um projeto de divulgação das atividades realizadas na horta da nossa escola pelos alunos do Centro de Aprendizagem, a assistente operacional Deolinda e as professoras Catarina Rita e Celeste. Este número 1 apresenta o projeto e as atividades do primeiro trimestre do ano 2018/2019.

O jornalinho é escrito de forma convencional e também com símbolos, em articulação com o CRTIC no âmbito do Projeto "Todos Juntos podemos Ler: Ilustrar é Ler +... Juntos vamos caminhar", realizado com apoio da biblioteca escolar.

Parabéns pelo trabalho realizado! Ficou muito interessante e apelativo. Ficamos à espera de ler mais...

domingo, 2 de junho de 2019

A Cuscas está de volta ao AE Gualdim Pais!


sexta-feira, 31 de maio de 2019

Hora do Conto com o livro "Liberdade" de Isabel Zambujal


No dia 28 de maio, a Hora do Conto na turma do 1.º ano no CE Carnide centrou-se na reflexão sobre o tema da liberdade, abordado por Isabel Zambujal no seu pequeno grande livro "Liberdade. 10 coisas que precisas de saber para te sentires livre".

O que é que significa a liberdade? "Liberdade significa a condição daquele que é livre, independente, autonomia, capacidade de agir por si próprio segundo seu livre arbítrio, de acordo com a sua própria vontade de maneira que não prejudique ninguém a partir das suas escolhas. Liberdade é o direito de qualquer cidadão." (in SignificadosBr.com)

A proposta deste tema de Cidadania/Ética suscitou muitas respostas inesperadas e um momento para pararmos e pensarmos na felicidade que temos de sermos livres de tantas maneiras...