sexta-feira, 3 de maio de 2019

#Fica a Dica: 5 Dicas para ficares mais seguro "online"



Os canais digitais permitem ao cliente bancário aceder através da internet e de dispositivos móveis (como smarthphones e tablets) a produtos e serviços financeiros em qualquer altura e em qualquer lugar, de forma mais rápida e conveniente.

Mas a utilização de canais digitais também acarreta riscos relacionados com a segurança das operações, com o acesso mais facilitado a produtos e com a compra por impulso, que por vezes implica o recurso ao crédito. 

O Banco de Portugal está atento a estes desafios e vem agora intensificar a sua intervenção na promoção da educação financeira digital, com uma campanha específica para jovens, que mais capacidade e facilidade têm no uso das novas tecnologias. Porém, os jovens tendem a ser mais confiantes, o que os pode levar a descurar algumas regras de segurança na utilização de canais digitais.

Com a campanha #ficaadica, o Banco de Portugal pretende criar um movimento de promoção da educação financeira digital, divulgando cinco mensagens, durante cinco semanas, sobre cinco temas diferentes, através do Portal do Cliente Bancário e do Instagram.

Os materiais da campanha foram, depois, reunidos numa brochura dirigida a escolas de 2.º/3.º Ciclo e secundárias de todo o país.

Podes encontrar estas brochuras na tua Biblioteca Escolar da EBI Gualdim Pais.

Fonte: Banco de Portugal (texto adaptado pela Equipa BE).

quarta-feira, 1 de maio de 2019

CNL 2018/2019: Fase Intermunicipal em Pedrógão Grande

As boas-vindas da Dra. Manuela Carvalho,
Diretora da Biblioteca Municipal de Pedrógão Grande.
No dia 30 de abril realizou-se a Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura de 2018/2019 em Pedrógão Grande.

Por volta das 13h00, os alunos do 1.º, 2.º, 3.º ciclos e Secundário selecionados para esta fase realizaram as provas escritas no Centro Escolar do AE de Pedrógão Grande. Depois, pelas 14h30min, na Casa da Cultura, alunos e professores bibliotecários foram recebidos pela Dra. Manuela Carvalho, Coordenadora da Biblioteca Municipal de Pedrógão Grande, que deu as boas-vindas a todos e desejou sucesso, e pelo ator Carlos Marques, que fez a apresentação das provas com interlúdios musicais bem-humorados. 


As alunas vencedoras da prova escrita prestaram uma prova oral perante o júri composto pela Dra. Margarida Lopes Calado da DGLAB (presidente do júri), pela Dra. Margarida Guedes (vice-presidente do júri) e pelo Professor Américo Lourenço da Silva.

Pelo meio houve um delicioso lanche no exterior da Casa da Cultura e um momento musical no final, enquanto se aguardavam os resultados.



As alunas vencedoras do 1.º Ciclo foram as alunas do AE da Batalha e do AE de Mira d'Aire; do 2.º Ciclo foram as alunas de um AE de Leiria e de do AE de Alvaiázere; do 3.º Ciclo foram duas alunas do AE de Alvaiázere e do AE de Porto de Mós; e do Secundário, foram duas alunas de Porto de Mós.

Conhecidas as representantes do Distrito de Leiria, desejamos-lhes boa sorte na Final do Concurso Nacional de Leitura que será disputada em Braga, no dia 25 de maio. 

Todos os alunos receberam um certificado e prémios de participação (livros, baralhos de cartas com o património cultural do Distrito de Leiria, entre outros), e as alunas que venceram esta fase, também um certificado de prémio e mais livros.

Um agradecimento à Coordenadora da Biblioteca Municipal de Pedrógão Grande Dra. Manuela Carvalho, à Coordenadora CIBE-RBE Lucília Santos, a toda a Equipa de Bibliotecários que prepararam esta fase do CNL e à Guia da Câmara Municipal de Pedrógão Grande pela receção e interessante visita guiada aos professores bibliotecários, pelos pontos de interesse cultural desta vila.

Quanto às alunas do 4.º D do CE Meirinhas e do 8.º A da EBI Gualdim Pais do nosso AE Gualdim Pais, a biblioteca escolar também lhes agradece por terem aceitado mais este desafio da leitura, e pelo entusiasmo, interesse, sentido de responsabilidade e ótimo desempenho das alunas nas várias fases - Fase Escola, Fase Municipal e Fase Intermunicipal -, fazendo votos de que continuem a ler muito e a participar neste e noutros concursos de leitura. 

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Há novidades na BE!



sábado, 27 de abril de 2019

A aventura de ler...

NB: Imagem obtida no Pinterest.

A Cuscas também passou pelo JI Flandes!

Paulo Santos no JI Flandes
No dia 24 de abril, a Cuscas e as suas amigas passaram também pelo Jardim de Infância de Flandes para fazer uma visita aos meninos dos JI Flandes e de Alto dos Crespos. Paulo Santos, engenheiro químico, apicultor e autor das aventuras da Cuscas, contou aos meninos uma das aventuras da Cuscas, com auxílio de bonecos. Depois, ele falou aos meninos sobre as abelhas, como são e como nascem, quais são as funções das abelhas e o seu tempo de vida, a importância das abelhas na nossa alimentação e os cuidados a ter quando tivermos abelhas por perto.

"Quando vemos as abelhas de volta das flores, elas estão ocupadas a fazer 'compras' de pólen e de néctar; pagam às flores com a polinização, ou seja, com a entrega de pólen de flor em flor para a sua fertilização e transformação nos frutos de que tanto gostamos. Elas não nos fazem mal se não se sentirem ameaçadas. Só temos de ficar muito quietinhos, em silêncio... e elas vão à vida delas."


Paulo Santos mostrou ainda um vídeo com vários polinizadores: os beija-flores, as borboletas, os morcegos e as abelhas. Por fim, chegou a altura de ver as verdadeiras Cuscas, Carlota e rainha Vitória numa secção de colmeia, que fascinaram os alunos.


A Educadora Célia Domingues com alunos de volta das abelhas.
No final da apresentação, ainda houve tempo para os meninos brincarem com os bonecos da Cuscas e dos seus amigos, para provarem um pouco do seu mel e para autógrafos do autor nos livros pedidos pelos meninos.



O mel da Cuscas: tão bom, tão docinho!...
Um agradecimento ao autor Paulo Santos pela sua vinda, pelos seus livros e por tudo o que nos ensinou. Em junho estará de volta, para percorrer as bibliotecas escolares dos CE Vermoil e CE Albergaria dos Doze (dia 3 de junho); CE Carnide e CE São Simão de Litém (dia 4 de junho); EBI Gualdim Pais (5 de junho) e CE Meirinhas (6 de junho).

Igualmente um agradecimento a todos os Educadores e alunos que estiveram presentes, pelo seu interesse, alegria e colaboração nesta atividade de promoção da leitura da BE.

Sabias? As aventuras da Cuscas são recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura.

NB: Aplicação de "máscaras" nas imagens em cumprimento do DEL 1495 de 2016: https://www.cnpd.pt/bin/orientacoes/DEL_1495_2016_dados_alunos_Internet.pdf

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Oficinas Analisa, Explora & Cria


terça-feira, 23 de abril de 2019

A Cuscas na BE do CE Fonte Nova


O autor e apicultor Paulo Santos na BE do CE Fonte Nova.
Para comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a Biblioteca Escolar do CE Fonte Nova teve a visita muito especial da "Cuscas", uma abelhinha muito curiosa, das irmãs dela e da abelha rainha Vitória, cujas aventuras à descoberta dos nossos monumentos são narradas nos livros do autor e apicultor Paulo Santos. 


Em três sessões muito interativas, Paulo Santos explicou aos alunos a vida e a constituição das abelhas, sensibilizando os alunos para a importância da proteção deste inseto polinizador que se encontra muito ameaçado, e sem o qual a maior parte da nossa comida desapareceria em pouquíssimo tempo, colocando em risco as vidas de todos os seres à face da Terra. 

"O que fazem as antenas das abelhas?"


O jogo dos alimentos polinizados e não polinizados.

E depois, a surpresa: íamos ver uma secção da colmeia com abelhas vivas.
"Chiu! Nada de barulho, para não as assustarem!"

Na sessão com os alunos do pré-escolar,
Paulo Santos contou uma aventura da Cuscas com bonecos

A aluna vestida de apicultora junto da colmeia arrancou muitos aplausos.


No final da apresentação, os alunos do 1.º Ciclo e do Pré-escolar puderam ver uma secção de uma colmeia com abelhas ao vivo e degustaram o mel da Cuscas em tostinhas deliciosas. Obrigada, Cuscas! Alunos, professoras e educadoras adoraram a vossa visita.

Em todas as sessões, formou-se uma fila para ver as abelhas.
No meio delas, estava uma abelha rainha - a rainha Vitória...


O autor a autografar os livros aos alunos.
E amanhã, a Cuscas vai visitar o Jardim de Infância da Flandes!

NB: "A Cuscas no Castelo de Guimarães", "A Cuscas na Torre de Belém" e "A Cuscas no Mosteiro dos Jerónimos" são livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.


NB: Aplicação de "máscaras" nas imagens em cumprimento do DEL 1495 de 2016: https://www.cnpd.pt/bin/orientacoes/DEL_1495_2016_dados_alunos_Internet.pdf

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor 2019



Informa-nos a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) que o "Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril e pretende promover o livro, os autores, os ilustradores e os editores. Esta data foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge, e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heróico cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em abril de 1616. (...)

O Livro e a Leitura são essenciais para o desenvolvimento de uma literacia plena, compreendida aqui como a aptidão para apreender e compreender a informação escrita na vida corrente, com vista à conquista dos objectivos pessoais, que passam pelo alargamento dos conhecimentos e das capacidades de cada um. O Livro, conceito onde se incluem a literatura em geral e a promoção da leitura, é um dos maiores valores de um país. Muitos dos autores são reconhecidos nacional e internacionalmente, e dão rosto a uma cultura que se quer afirmativa, moderna e de qualidade.

Num século XXI global, o livro e a leitura são factores determinantes para a criação de melhores níveis de literacia, para a promoção de uma leitura qualificada e competente, e para a transmissão de valores de auto-estima, de cidadania e de aprendizagem ao longo da vida.


(...) Para celebrar este dia, as bibliotecas públicas promovem inúmeras atividades para públicos variados e de natureza diversa, que pretendem celebrar o prazer da leitura e o respeito pelos livros e pelos seus autores. Procurando reunir essas atividades, a DGLAB criou um mapa que irá sendo atualizado." (clicar na imagem acima)

NB: Rearranjo do texto citado da responsabilidade da Equipa BE.

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Os Amigos da Anita: Recolha solidária de livros infanto-juvenis



Os Amigos da Anita é uma associação sem fins lucrativos, cujo sistema simples de recolha e entrega de bens recicláveis pretende ajudar famílias carenciadas, projetos de carácter social e promover a prática da troca como meio de sustentabilidade.

Até ao fim do mês de abril, podes doar os teus livros de aventuras, de histórias, com super-heróis ou com princesas. A campanha de recolha de livros infanto-juvenis (exceto manuais escolares) de Os Amigos da Anita continua, agora com mais pontos de recolha, que incluem a nossa escola sede: 

- Agrupamento de Escolas Gualdim Pais (sede)
- Núcleo do Desporto Amador de Pombal (secretaria)
- Biblioteca Municipal de Pombal
- Junta de Freguesia de Pombal
- Filarmónica Artística Pombalense
- CERCIPOM
- Associação C. D. Caseirinhos
- Os Amigos da Anita



EB1 Travasso: Os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU - Ajudaris 2019


No passado dia 4 de abril, a EB1 de Travasso recebeu a equipa da Biblioteca Municipal de Pombal (BMP), com uma atividade relacionada com o 14.º objetivo do desenvolvimento sustentável da ONU: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável, tema escolhido pelas docentes para o projeto Ajudaris 2019. 


As animadoras da BMP contaram um excerto da obra: "O dia em que o mar desapareceu" de José Fanha e depois construíram com os alunos um aquário com materiais reutilizáveis.



Foi uma manhã de muitas aprendizagens.

domingo, 14 de abril de 2019

Desafios de Literacia 3Di da Porto Editora: Resultados da Fase Distrital


Já saíram os resultados da Fase Distrital dos Desafios de Literacia 3Di da Porto Editora. Embora os alunos do 5.º e 6.º ano da EBI Gualdim Pais que prestaram provas, respetivamente, em Literacia da Matemática e em Literacia Científica, não tenham ficado apurados para a Final, estão de parabéns pelo seu esforço e desempenho em representação da escola.

Os resultados serão publicados em formato papel na vitrine exterior da BE.

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Dia Mundial do Livro: Marcha "ManiFESTA-te pela leitura!"