Mostrar mensagens com a etiqueta RBP. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta RBP. Mostrar todas as mensagens
sexta-feira, 8 de março de 2019
quinta-feira, 22 de março de 2018
Dia Mundial da Saúde Oral
O Dia Mundial da Saúde Oral, instituído pela Federação Dentária Internacional a 20 de março, foi este ano comemorado no Teatro-Cine de Pombal, de manhã, num esforço de descentralização das comemorações nacionais, que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde Fernando Araújo, da Diretora-Geral da Saúde (DGS) Graça Freitas, e do Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas Orlando Monteiro da Silva, entre outras individualidades que integraram os vários painéis de palestras da conferência que se seguiu.
![]() |
| "Até os super-heróis têm de lavar os dentes..." |
Após a sessão de abertura, foi muito aplaudida a intervenção "Contextos facilitadores da aprendizagem" do Professor Doutor Mário Rui Araújo, da Escola Superior de Saúde de Portalegre, que nos deu a conhecer de forma interativa e muito divertida a ferramenta digital https://www.mentimeter.com/, onde os alunos são convidados a construir as suas próprias aprendizagens de forma lúdica e rápida.
![]() |
| O Presidente da Câmara Municipal de Pombal Diogo Mateus. |
Durante a Sessão Solene, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde Fernando Araújo anunciou a contratação de um médico dentista para o Centro de Saúde de Pombal, que irá permitir, segundo o Secretário de Estado, em parceria com o Município e a Administração Regional de Saúde do Centro, a criação de um Gabinete de Saúde Oral naquela unidade de saúde.
No final, foi assinado um novo protocolo de colaboração entre o PNL, a RBE e a DGS. Ao abrigo deste protocolo, o Projeto SOBE passa a designar-se Projeto SOBE +, alargando o seu âmbito a outras áreas da saúde, contribuindo assim para a melhoria da literacia em saúde e para a promoção da saúde em geral e prevenção da doença.
![]() |
| Momento da assinatura de novo protocolo de colaboração entre o PNL, a RBE e a DGS. |
Após a pausa para o café, seguiram-se dois painéis de palestras - o primeiro, "A pensar literacia em saúde", moderado pela Vereadora da Educação Dra. Ana Cabral, e o segundo, " A educar para a saúde", moderado pelo Coordenador Interconcelhio RBE Dr. José Saro. A palestra "Intervenção individualizada através do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral" da DGS encerrou a conferência.
Da parte da tarde decorreu uma sessão destinada às crianças das Escolas Básicas do 1.º Ciclo e Jardins de Infância que estão a desenvolver o Projeto SOBE, com o Concurso Sobe e Desce e um Ateliê de lanches saudáveis, em parceria com o Plano Nacional Para a Alimentação Saudável (PNPAS).
Nota histórica:
O Projeto SOBE teve início em 2011, quando a Direção Geral da Saúde, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares celebraram um protocolo visando desenvolver ações de literacia da saúde e de promoção da leitura, da saúde e do bem-estar centradas num projeto que reúne estas duas valências: Saúde Oral e Bibliotecas Escolares (SOBE).
O Projeto SOBE teve início em 2011, quando a Direção Geral da Saúde, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares celebraram um protocolo visando desenvolver ações de literacia da saúde e de promoção da leitura, da saúde e do bem-estar centradas num projeto que reúne estas duas valências: Saúde Oral e Bibliotecas Escolares (SOBE).
Integrado no Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, o Projeto SOBE tem contribuído para a o aumento da literacia em Saúde, para a promoção da Saúde e, consequentemente, para a diminuição dos índices de doenças orais, especialmente da população mais jovem.
O Município de Pombal aderiu ao Projeto SOBE no ano letivo de 2013-2014, envolvendo desde então as 22 bibliotecas escolares do concelho e a Biblioteca Municipal. No âmbito deste projeto são desenvolvidas anualmente várias atividades de promoção da literacia da Saúde Oral, envolvendo anualmente uma média de 2600 alunos, cuja abordagem foi inserida nos currículos escolares dos estabelecimentos participantes.
O Projeto SOBE já distribuiu em Pombal mais de 2000 kits, que incentivam os mais novos para a importância de se manter o hábito regular da escovagem dos dentes.
A Enfermagem e as Leis
Câmara Municipal de Pombal: Notícias
Nutrimento - PNPAS
Equipa BE AE Gualdim Pais
sexta-feira, 9 de março de 2018
Semana da Leitura - VII Concurso Ganha num Minuto 2018
Durante a Semana da Leitura 2018, nos dias 6 e 7 de março, foi mais uma vez realizado o VII Concurso de Leitura Expressiva Ganha num Minuto para todos os alunos do agrupamento. As Provas de Leitura para o 1.º Ciclo aconteceram no dia 6 de março, à tarde, com uma assistência de docentes, alunos, e também de Pais e Encarregados de Educação, e as Provas para o 2.º e 3.º Ciclos, aconteceram no dia seguinte, de manhã, com a assistência (e claque) de alunos de turmas do 2.º e 3.º Ciclo.
Nas Provas de Leitura do 1.º Ciclo, por anos de escolaridade, ficaram em 1.º lugar uma aluna do 1.ºA do CE Fonte Nova; um aluno do 2.ºD da EBI Gualdim Pais; um aluno do 3.ºB da EB1 de Santiago de Litém; e um aluno do 4.ºG da EBI Gualdim Pais. Nas Provas de Leitura do 2.º Ciclo, por ano de escolaridade, ficaram em 1.º lugar uma aluna do 5.ºC e uma aluna do 6.ºB; e nas Provas de Leitura do 3.º Ciclo, ficaram em 1.º lugar uma aluna do 7.ºA; um aluno do 8.ºB e um aluno do 9.ºB, da EBI Gualdim Pais.
Em cada sessão de Provas, a par dos certificados, foram atribuídos prémios de presença a todos os alunos concorrentes e prémios em livros aos alunos classificados em 1.º lugar.
Os resultados do concurso encontram-se afixados na Biblioteca Escolar da escola sede e nas escolas dos alunos concorrentes.
Em cada sessão de Provas, a par dos certificados, foram atribuídos prémios de presença a todos os alunos concorrentes e prémios em livros aos alunos classificados em 1.º lugar.
Os resultados do concurso encontram-se afixados na Biblioteca Escolar da escola sede e nas escolas dos alunos concorrentes.
Um agradecimento a todos os professores envolvidos na preparação dos alunos, aos Pais e Encarregados de Educação e famílias pelo seu apoio, e aos elementos do Júri, pela sua presença e excelente colaboração nesta atividade da Biblioteca Escolar.
Um agradecimento final à Porto Editora, pela oferta de parte dos prémios em livros.
Um agradecimento final à Porto Editora, pela oferta de parte dos prémios em livros.
Parabéns a todos os alunos por terem aceitado o desafio de ler num minuto obras literárias inesquecíveis!
Ficam algumas imagens:
![]() |
| Provas do 1.º e 2.º Ciclo. |
![]() |
| Provas do 3.ºCiclo. |
NB: Aplicação de "máscaras" nas imagens em cumprimento do DEL 1495 de 2016: https://www.cnpd.pt/bin/orientacoes/DEL_1495_2016_dados_alunos_Internet.pdf
Etiquetas:
Concurso ganha num Minuto,
PNL.,
Porto Editora,
RBE,
RBP










